Saúde

Suco ou refri? Escolha pode não ser tão óbvia; entenda

No meio das opções que o ambiente oferece, a escolha merece um certo critério

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


Com o calor das praias, nem sempre tomar aquele banho de mar é o suficiente para se refrescar. A sede e também a fome costumam aparecer para aqueles que resolvem passar, literalmente, o dia inteiro com o pé na areia. No meio das opções que o ambiente oferece, a escolha merece um certo critério.

Essa decisão deve levar em conta a procedência do alimento ou bebida que você irá consumir. De onde ele vem? Como ele foi feito? Será que em algum ponto do processo ele pode ter sido exposto a diversas bactérias e micro-organismos que podem prejudicar a saúde? Essas perguntas merecem ser feitas, a fim de evitar algum tipo de doença ou problema intestinal a partir daquele alimento.

Foto: Reprodução/iStock

Confira algumas comparações feitas pelo blog VivaBem, em parceria com especialistas, de alimentos que são consumidos na praia e qual deles escolher quando tiver à beira do mar.

Suco x refrigerante
Seria uma opção óbvia a escolha pelo suco, se fosse levado em conta apenas critérios nutricionais. No entanto, os refrigerantes ou até mesmo o suco em lata são uma opção mais segura, visto que não se sabe a procedência do suco natural vendido na praia. Se a água é filtrada, a garrafa foi bem limpa, quais utensílios foram usados na preparação, entre outros fatores. Vale procurar refrigerantes zero ou aos sucos industrializados livre de açúcar e corantes artificiais.

Caipirinha x cerveja em lata
O critério da procedência usado no tópico anterior pode ser levado em conta aqui também e pesa a favor da cerveja. Além disso, a bebida tem menos calorias que o destilado e tem menor risco de contaminação. Caipirinha é uma opção para quem prepara-a em casa e leva em uma garrafa térmica para aproveitar na areia.

Açaí x Picolé
Apesar dos benefícios para a saúde que o açaí traz, a maioria é batido com xarope de guaraná, uma fonte altíssima de açúcar. Além disso, a procedência do alimento pode não ser das melhores, seja na confecção ou no armazenamento dele. Com isso, os picolés industrializados - especialmente de fruta - são os mais recomendados, porque vêm embalados e já passaram pelas normas da vigilância sanitária.

Amendoim torrado x taboca
Por ser um alimento com casca, o amendoim torrado é uma opção melhor. Não houve contato direto do produtor com o produto durante a preparação e, com isso, as chances de infecção são menores. Apesar de calórico, é também um alimento mais saudável, pois é rico em gorduras boas e proteínas.