Saúde

Superalimentos: descubra as vantagens de consumir grãos de abóbora, chia e de girassol

Elas possuem grandes concentrações de vitaminas, minerais, gorduras boas e proteínas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

As sementes têm tudo a ver com alimentação saudável. Elas possuem grandes concentrações de vitaminas, minerais, gorduras boas e proteínas, que equilibram o organismo e ajudam a prevenir problemas de saúde. Você pode incluir nos lanches, saladas ou misturados com frutas ou shakes. 

A Bio Mundo listou as vantagens de incluir as sementes de abóbora, chia e de girassol na alimentação. Mas atenção: o consumo desses grãos não deve ultrapassar mais do que duas colheres de sopa ao dia e o recomendado é beber muita água para que as fibras deem aquela forcinha para o intestino funcionar corretamente. 

Semente de abóbora: rico em proteínas, fibras, vitamina E e sais minerais, como ferro, zinco, manganês cobre e potássio. Na cozinha, a semente de abóbora pode ser consumida como aperitivo, óleo ou em forma de farinha e vai bem cozida ou moída para incrementar receitas doces e salgadas.

Semente de girassol: esse grão é abundante em vitaminas E e B6, ácido fólico e minerais, como magnésio, ferro, selênio e potássio. Além disso, possui efeito antioxidante que proporciona à pele mais firmeza e retarda o envelhecimento precoce das células, inclusive as cerebrais. As sementes de girassol também têm valor antimicrobiano, anti-inflamatório, anti-hipertensivo e ajudam a reduzir o mau colesterol. O grão pode ser consumido em sucos, vitaminas, saladas, caldos e até doces.

Chia: fonte de ômega-3, proteínas e antioxidantes, a semente de chia diminui os índices glicêmicos e o colesterol. Quando colocada em água, cria um meio gelatinoso rico em fibras solúveis que auxiliam na sensação de saciedade e no funcionamento intestinal. Pode ser usada para dar um sabor extra em molhos, shakes, sucos e caldos.

Vale sempre consultar um especialista antes de mudar qualquer item na sua alimentação.