Saúde

Testes gratuitos de Hepatite serão realizados no Farol da Barra

Pessoas com resultado positivo serão encaminhadas instantaneamente a centros de referência

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em


A Sociedade Brasileira de Hepatologia vai promover, no dia 28 de julho, uma ação gratuita para realizar testes de Hepatite B e C para a população de Salvador. O evento acontece das 8h às 15h, no Farol da Barra.

Foto: Divulgação

A data do evento coincide com o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. No local, especialistas e profissionais da área da saúde estarão atendendo a comunidade e realizando exames com resultados em poucos minutos, além de triagem, atendimento médico e orientações sobre as doenças.

Pessoas com resultado positivo (reagente) para a Hepatite B ou C serão encaminhadas instantaneamente a centros de referência em hepatologia para exames. Serão ainda acompanhadas pela ONG Grupo Vontade de Viver para iniciar o tratamento adequado.

As doenças
A Hepatite B é causada pela infecção de um vírus, o HBV, que pode causar grave dano hepático, cirrose e câncer no fígado e ainda levar à morte quando não controlado adequadamente. Existe uma vacina indicada para adultos ou crianças, em 3 doses, e está disponível no Sistema Único de Saúde. Embora ainda não exista cura para a hepatite B crônica, existe tratamento que reduz o risco de complicações e diminui a possibilidade de transmissão.

Já a Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Estima-se que no Brasil existam 700 mil portadores e grande parte desconhece o diagnóstico, especialmente em pessoas com mais de 40 anos. Esta é a maior causa de cirrose, câncer e transplantes de fígado no mundo. Porém, é o único tipo que é completamente curável através de tratamentos medicamentosos de última geração.

O Brasil e a Organização Mundial de Saúde possuem planos de eliminar a hepatite B e C como problema de saúde pública até 2030.