Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Uso de cremes multifuncionais exige cuidados com a pele do rosto

Uso indiscriminado pode promover o aparecimento de acnes e inflamações na pele do rosto e pescoço

• 28/12/2014 às 19:26 • Atualizada em 27/08/2022 às 1:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nas festas de final de ano, eles serão a preferência de inúmeras mulheres que não dispensam a possibilidade de ter num único produto a base, protetor solar, primer, hidratante e anti-idade, mas o que muita gente esquece é que para a praticidade dos cremes multifuncionais ser completa é preciso respeitar o tipo de pele, a forma e o tempo de uso desses cosméticos. De acordo com a dermatologista Andrea Botto, o uso indiscriminado com um produto inadequado pode não surtir os efeitos desejados, além de promover o aparecimento de acnes e inflamações na pele do rosto e pescoço. “O ideal seria que, antes de usar qualquer cosmético, a pessoa buscasse a orientação do dermatologista para que seja feito conforme as especificidades da pele que é o maior órgão do corpo humano”, esclarece a médica. A dermatologista explica ainda que os BB, CC e DD creams diferem entre si e têm usos bem específicos.
Foto: Reprodução
Funções
Dessa forma, os BBs Creams (sigla para Blemish Balm Cream) tem a função de proteger, hidratar, preparar a pele para receber a maquiagem (como um primer), além de possuir FPS (fator de proteção solar) e uma leve cor para uniformizar a pele. Já o CC Cream (Color Control Cream) é mais potente, pois, além das funções do BB Cream, possui também antioxidantes, anti-idade e agentes clareadores da pele. A tecnologia mais recente é o DD Cream (Daily Defense Cream), que agrega os benefícios dos dois produtos, mais a função de autobronzeador. “O BB cream seria ideal para peles mais jovens e o CC cream para peles mais maduras.
Editoria de Arte/ Correio
Mas, independentemente da idade, cada pessoa deve procurar um especialista para adequar um específico para seu tipo de pele”, explica a especialista, pontuando que o BB Cream, por exemplo, cai muito bem em peles que não apresentam tantas imperfeições. “A textura mais leve do CC Cream favorece peles mistas e oleosas e terá mais efeito em peles que apresentam imperfeições e manchas com mais intensidade”, diz. Já o DD Cream, por autobronzear, é mais recomendado a ser usado no corpo. “Para o rosto, sua fórmula é pesada”, recomenda a especialista. Com uma postura parecida, a dermatologista Juliana Chieppe ressalta que, para o bom uso de qualquer um deles, é necessário aplicar uma boa quantidade do produto no rosto para garantir a proteção solar adequada. “Na dúvida da quantidade, você pode aplicar o multifuncional em duas camadas”, sugere a médica. Outra dica importante diz respeito à limpeza, por isso mesmo, ela diz que o produto precisa ser retirado antes de dormir para evitar a obstrução dos poros e permitir que a pele “respire”. “Para otimizar os resultados é muito bom utilizar os multifuncionais durante o dia e um ácido à noite”, ensina.
Andrea Botto lembra ainda que, quando os multifuncionais forem a escolha, é bom dispensar outros cosméticos para não haver interferência ou inativação de substâncias. “A recomendação é passar o BB ou CC Cream em apenas um período, de preferência de manhã, já que eles têm filtro solar, e, em outro período, passar outros produtos que tenham benefícios exclusivos”, completa a dermatologista.
Peles
Juliana Chieppe ressalta que é de fundamental importância escolher corretamente o “veículo” do produto de acordo com o tipo de pele de cada um. Assim, é possível adquirir um multifuncional nas apresentações: mousse, gel, creme, gel-creme, loção cremosa oil-free. “Pacientes com pele com tendência a acne devem optar por veículos livres de óleo, o gel-creme é uma boa opção nesse tipo de pele”, esclarece. A escolha também deve ser baseada no objetivo de quem usa o produto: se deseja otimizar o clareamento do rosto, o rejuvenescimento, a prevenção das rugas, a fotoproteção com cor de base ou tudo isso aliado. “O creme multifuncional também pode ser manipulado e adaptado às necessidades individuais, com a incorporação na fórmula de ingredientes que tratam e previnem a acne e o envelhecimento cutâneo”, destaca a médica. Ela também chama atenção que o desrespeito ao tipo de pele pode induzir à acne cosmética, causada pelo uso de cosméticos com bases cremosas ou cremes emolientes na pele oleosa. “As lesões de acne nesse caso são restritas às áreas de aplicação do creme e o tratamento é a abstenção desse agente”, completa. Neste final de ano, com o Verão e as férias, os multifuncionais com fator de proteção solar maior que 30, com uma alta proteção UVA e resistência à água, podem ser usados na exposição solar, tornando os dias na praia ou piscina muito mais bonitos. “Mas, nesses casos, o produto precisa ser reaplicado a cada duas horas”, finaliza Juliana Chieppe.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde