Saúde

Veganismo: entenda como funciona a nova dieta alimentar de Anitta

Esse tipo de alimentação é desprovida de qualquer produto de origem animal

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A dieta vegana está ganhando cada vez mais adeptos, principalmente pelos benefícios a saúde. De acordo com a Sociedade Vegana, o veganismo é o modo de vida que busca eliminar toda e qualquer forma de exploração animal, não apenas na alimentação, mas também em todos os setores da vida. Esse tipo de alimentação é desprovida de qualquer produto animal, carnes, ovos, laticínios e até o mel devem ser evitados.

O vegano vai optar por produtos de origem vegetal em sua alimentação, como cereais, leguminosas, nozes, sementes oleaginosas, legumes, verduras e frutas. A pessoa só precisa ter cuidado com a quantidade de nutrientes ingeridos durante o dia, para não causar deficiências nutricionais ao organismo.

Foto: reprodução / Cozinha Alternativa

Benefícios de ser vegano

Adotar uma dieta vegana equilibrada nutricionalmente pode trazer vários benefícios à saúde. Facilita atingir o peso ideal, ajuda a controlar a pressão arterial, melhora os níveis de colesterol, previne doenças crônicas e cardíacas e ainda melhora o trânsito intestinal.



Veja um exemplo de cardápio vegano

Café da manhã


1 copo de suco de maracujá batido com banana, couve, semente de girassol e linhaça + duas fatias de pão integral com manteiga de amendoim

Lanche da manhã

1 iogurte vegetal + 2 biscoitos integrais  ou uma fruta (mamão, laranja ou banana)

Almoço

Feijão + arroz integral + brócolis refogado + purê de batata doce

Lanche da tarde

1 porção de frutos frescos (castanha do Pará, amêndoa, nozes e amendoim)

Jantar

Salada de folhas verdes com tomate + brotos de alfafa + abacate + lentilhas com arroz

Ceia

1 fruta (meio abacate, papaia ou ameixa) ou 1 iogurte vegetal + 2 biscoitos integrais

Vale lembrar que a melhor forma de escolher uma dieta alimentar é aquela com indicação de um profissional, pois cada indivíduo possui suas próprias necessidades.