Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Veja 7 alimentos que ajudam no fortalecimento muscular

Determinados alimentos proporcionam mais resistência muscular e ainda contribuem no processo de recuperação de lesões

• 17/09/2017 às 13:00 • Atualizada em 13/06/2023 às 7:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quem não abre mão de praticar exercício físico precisa tomar alguns cuidados para evitar lesões musculares. Uma das formas de prevenir dores é ter atenção redobrada com a alimentação, determinados alimentos proporcionam mais resistência muscular e ainda contribuem no processo de recuperação de lesões.

Confira a sete alimentos que ajudam no fortalecimento muscular:

Leia mais:

1 - Queijo Cottage: Esse queijo tem baixo teor de gordura, colesterol e de sódio, com relação aos queijos amarelos. O Cottage é rico em proteínas e pode ser consumido em diversas refeições, um exemplo seria com pão de cenoura e iogurte. 2 - Quinoa: O grão é uma excelente fonte de carboidrato e ainda tem em sua composição vitaminas, sais minerais e uma série de aminoácidos (componentes da proteína) semelhante à do arroz e do feijão junto. A quinoa contribui na aceleração do metabolismo do organismo, evita a produção excessiva de insulina e não contém glúten.

3 - Ovo: As claras do ovo são consideradas uma ótima fonte de proteína, que ajudam no crescimento e manutenção dos músculos. Mas, não descarte a utilidade da gema, pois essa parte do ovo concentra a maior quantidade de vitaminas e minerais, ou seja, vale consumir ambas as partes na refeição. Na hora da alimentação opte por combina-lo com outras fontes de proteína magra, como peixe e frango.

4 – Amêndoas: Esse alimento é rico em vitamina, minerais e possui na sua composição gordura monoinsaturada, que faz bem ao coração. O consumo de amêndoas contribui para o indivíduo ter a sensação de saciedade sem exageros nas refeições e, também deixa a pessoa com mais energia durante o dia, devido a presença do manganês, cobre e riboflavina em sua composição.

5 - Ostras e frutos do mar: São alimentos ricos em proteínas, vitaminas, magnésio, minerais, zinco, além de possuírem relação com a formação de anticorpos e enzimas para o nosso organismo. Apenas 100 gramas de ostra cozida possuem mais de 20 gramas de proteína com só cinco gramas de gordura. Na hora de consumir prefira grelhado ou cozido. 6 - Carne de frango: Esse alimento é uma carne branca rica em proteína magra que tem menor teor de gordura do que a carne vermelha. A composição do frango inclui todos os aminoácidos essenciais, que não são produzidos pelo nosso organismo. Entre os benefícios do consumo estão a manutenção e regeneração dos órgãos, o suporte a produção de proteínas, que auxiliam no ganho de massa muscular e ainda ajudam a minimizar a fadiga do músculo. 7 - Arroz Integral: Esse tipo de arroz é essencial no processo de fortalecimento dos músculos, pois é um cereal rico em GABA, o ácido gama-aminobutírico, que atua aumentando os níveis de hormônio do crescimento no organismo. Além disso, a casca que protege o arroz é rica em fibras, potássio e vitaminas do complexo B. Entre os benefícios do consumo estão também o controle da produção de insulina e a redução do acúmulo de gordura no abdômen.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde