Saúde

Veja alimentos que ajudam o corpo a funcionar melhor

Os alimentos e os nutrientes que eles oferecem fazem toda diferença para o funcionamento dos sistemas do corpo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer ter a saúde em dia e mais disposição? Se sim, você precisa ficar atento (a) com as escolhas alimentares. Os alimentos e os nutrientes que eles oferecem fazem toda diferença para o funcionamento dos sistemas do corpo. Pensando nisso, a marca Taeq listou o que não podem faltar na sua alimentação. 

Foto: reprodução / Shutterstock

1- Abacate e gengibre: esses alimentos auxiliam o funcionamento do sistema cardiovascular (garantindo uma boa circulação sanguínea) e ainda regulam o colesterol do sangue. Você pode consumi-los em sucos, smoothies, saladas e como ingredientes de outras receitas.


2- Fibras: elas são as maiores aliadas do sistema digestório, pois são responsáveis por prolongar o tempo de digestão dos alimentos e regular o funcionamento do intestino. Você pode encontrar esse nutriente em leguminosas (como feijão, lentilha e grão de bico), grãos, farelos e pães integrais. 


Como atuam no organismo? 

As fibras insolúveis (geralmente presente nos cereais) ajudam a aumentar a velocidade intestinal, enquanto que as solúveis retêm mais líquido e retardam o processo de absorção dos carboidratos, prolongando a sensação de saciedade por mais tempo.


3- Vitaminas do complexo B (presentes em carnes, ovos, feijão, cereais, brócolis, batata e oleaginosas): esses nutrientes fortalecem o sistema nervoso central.  A vitamina B1 (tiamina), por exemplo, aumenta a energia do corpo e auxilia o cérebro na absorção de glicose. A vitamina B3 também ajuda a nutrir o cérebro e melhora problemas de insônia. 

A ausência de vitaminas do complexo B pode levar ao cansaço, perda de memória, déficit de atenção e outros problemas no sistema nervoso. Substâncias como o cálcio e o magnésio também são fundamentais para a saúde do cérebro. Por isso, tente sempre consumir alimentos com esses nutrientes.

4- Vitamina C, E e antioxidantes ( limão, laranja, acerola e outras frutas cítricas, alho e gengibre): são aliadas do sistema respiratório, ajudam a melhorar a respiração e garantem uma maior sensação de bem-estar. Além disso, ao ajudar no bom funcionamento do sistema imunológico evita-se gripes, resfriados e outras doenças que possam prejudicar os pulmões. 

5- Cranberry e suco do limão: esses alimentos ajudam no bom funcionamento do sistema urinário e dos rins. O suco de limão é rico em vitamina C, antioxidantes e também ajuda a prevenir o surgimento de pedras nos rins. Já o  cranberry consegue eliminar as bactérias da bexiga (o que torna a urina mais ácida) e também é ótima para o tratamento de infecções urinárias. 

Vale ressaltar que uma alimentação equilibrada e exercícios físicos faze, toda diferença para o bom funcionamento do organismo como um todo.