Saúde

Veja as razões para comer semente de mamão

A semente desta fruta também é muito nutritiva e pode até servir de ingrediente em receitas

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Comer cascas e sementes de frutas e vegetais traz sempre preocupações e dúvidas. Mas, se você por alguma razão já comeu semente de mamão fique tranquila (o). De acordo com os profissionais de nutrição do portal Taeq, a semente desta fruta também é muito nutritiva e pode até servir de ingrediente em receitas - saladas, molhos sopas, smoothis, granola caseira e vitaminas. 

O Taeq listou algumas razões para consumir semente de mamão. Confira:


1- Aliada da digestão: a semente é rica em fibras, minerais e vitaminas. Nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do intestino e do aparelho digestivo. 

2- Atua como anti-inflamatório: é fonte de carpaína e papaína, compostos com propriedades medicinais, que ajudam a fortalecer o organismo. A carpaína, por exemplo, é uma substância alcaloide que atua na digestão de proteínas e alimentos pesados e ajuda a tratar dores. Já a papaína é uma enzima que acelera o processo de cicatrização, atua como desintoxicante e anti-inflamatório natural.

3- Rica em antioxidantes: a semente de mamão tem vitamina a, c e betacarotena, substâncias antioxidantes, que fortalecem a imunidade, previnem o envelhecimento precoce e ainda melhora a saúde da pele e dos cabelos. 

4- Poderosa: a semente pode ser mais nutritiva que a própria polpa, porque é rica em proteínas, fibras e minerais (potássio e o fósforo). Esses nutrientes atuam na saúde dos músculos, ossos e do sistema nervoso.