Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Veja os benefícios de incluir a ameixa seca na alimentação

Ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia

Redação iBahia • 15/10/2020 às 11:10 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:01 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Pensando em adotar hábitos saudáveis? A ameixa seca pode ser uma ótima opção. A fruta na forma desidratada é rica em vitaminas e fibras essenciais para o organismo. Além disso, ela pode ser consumida em diversas formas como, in natura, no reparo de sucos, vitaminas, na salada de frutas, em compotas, mousses e gelatinas. Pensando nisso, o site Tua Saúde, separou nove benefícios ao consumi-la na alimentação. Confira:

1. Combate a prisão de ventre

A ameixa seca é muito rica em fibras solúveis como a pectina e fibras insolúveis como a celulose e hemicelulose que agem absorvendo água do trato digestivo formando um gel que ajudam a regular o intestino, aliviar a prisão de ventre e diminuir o risco de hemorroidas. Além disso, a ameixa seca possui sorbitol que é um laxante natural que facilita a eliminação das fezes.

2. Protege contra doenças cardiovasculares

A ameixa seca possui vários nutrientes na sua composição que reduzem o risco de doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio e a aterosclerose.

A rutina e vitamina C da ameixa seca são responsáveis por manter os vasos sanguíneos saudáveis, a vitamina K previne a calcificação das artérias e a pectina ajuda na redução do colesterol pois diminui a absorção de gorduras provenientes da alimentação.

3. Ajuda a baixar o colesterol

A pectina, fibra solúvel presente na ameixa seca, age reduzindo a absorção da gordura dos alimentos e desta forma ajuda a diminuir o colesterol que é responsável pela formação de placas de gorduras nas artérias que ficam mais estreitas e menos flexíveis, causando a aterosclerose que pode levar ao infarto, insuficiência cardíaca e derrame cerebral.

4. Controla a glicemia

As fibras solúveis da ameixa seca, como a pectina, ajudam a diminuir a absorção de glicose da alimentação promovendo uma redução dos níveis de açúcar no sangue e melhoram a resposta do corpo à insulina, o que ajuda na prevenção e no tratamento do diabetes melito. Além disso, o sorbitol presente na ameixa seca permite que o açúcar da alimentação seja absorvido lentamente e, desta forma, permite um melhor controle da glicemia.

5. Ajuda a emagrecer

A ameixa seca pode ajudar na redução de peso por ser rica em fibras que reduzem o tempo de digestão e aumentam a sensação de saciedade após a alimentação, o que reduz o apetite. Os polifenóis da ameixa seca possuem efeito anti-adipogênico o que significa que ajudam a reduzir a formação de tecido adiposo no corpo, favorecendo a redução de peso.

Porém, é importante ter cuidado ao utilizar esta fruta na dieta para emagrecer pois consumir em grandes quantidades pode ter o efeito contrário. Para ter os benefícios da ameixa seca no emagrecimento, o ideal é comer no máximo 2 unidades por dia.

6. Melhora a saúde dos ossos

A ameixa seca é uma fonte de nutrientes como o boro, a vitamina K e o cálcio, que possuem efeitos protetores e ajudam na formação e manutenção de células dos ossos, por isso, agem na prevenção e no tratamento da osteoporose.

Alguns estudos mostram que a ameixa seca pode reduzir o risco de osteoporose em mulheres na menopausa, sendo aconselhado comer pelo menos 1 ameixa seca por dia para obter esse benefício.

7. Previne o câncer

Os polifenóis presentes na ameixa seca possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, que reduzem os danos nas células e previnem o desenvolvimento do câncer. Alguns estudos mostram que ameixa seca aumenta e melhora a flora bacteriana intestinal e, assim, reduz o risco de câncer do intestino.

8. Protege contra doenças pulmonares

Os antioxidantes da ameixa seca, como os polifenóis, combatem os radicais livres que podem causar danos aos pulmões, principalmente, em fumantes. Além disso, os polifenóis melhoram a saúde dos pulmões e ajudam a reduzir o risco de enfisema pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e câncer de pulmão.

9. Previne a anemia

A ameixa seca é rica em ferro que ajuda a prevenir e tratar a anemia que ocorre quando o sangue não tem quantidade suficiente de ferro necessário para o bom funcionamento glóbulos vermelhos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde