Saúde

Veja quais documentos você precisa para receber vacina contra a covid-19

Início da aplicação pode acontecer ainda esse mês

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A vacinação contra a covid-19 pode acontecer já neste mês no Brasil, a depender da regulamentação feita pelo Ministério da Saúde. Mas será que o brasileiro deve se preocupar com alguma documentação para conseguir tomar as duas doses?

A resposta, segundo a CNN, é que não exatamente. Nenhum brasileiro deixará de tomar a vacina, mesmo sem documentos. Para critério de controle de aplicação, os cidadãos devem levar um documento que tenha o número de CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o Cartão SUS.

Caso você não tenha o Cartão SUS, é possível emitir um, em primeira ou segunda via, em qualquer unidade de saúde. Para isso, é preciso levar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e, caso tenha, número PIS/PASEP, além de comprovante de residência (exigido em apenas algumas cidades). 

A segunda via, para aqueles que perderam o cartão, pode ser emitida também no aplicativo Conecte SUS ou no sistema SUS Online. Após baixá-lo, basta criar um login e você terá o número do Cartão SUS exibido à frente das letras CNS.