Saúde

Veja seis alimentos que você deve consumir para ter mais saúde e bem-estar em 2021

Nozes e café com MCT são alguns dos destaques

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A escolha alimentar pode fazer toda a diferença para um ano novo com mais saúde e bem-estar. Pensando nisso, a nutricionista Viviane Pereira, do Mundo Verde, destacou alguns alimentos que vão além das superstições e podem melhorar a qualidade de vida e indicar um ano próspero. 

1 - Lentilha  

A lentilha é uma leguminosa conhecida popularmente por trazer sorte e prosperidade. Recomenda-se o consumo de pelo menos uma colher de sopa para assegurar um ano inteiro de muita fartura à mesa. Uma excelente fonte de proteínas vegetais e fibras. Pode ser preparada com manteiga ghee, óleo de coco, óleo de abacate, temperos sem sódio, cúrcuma e pimenta para deixar o alimento ainda mais rico em nutrientes. 

2 - Nozes, avelãs, castanhas e tâmaras 

Seu consumo indica fartura no próximo ano, além de serem boas fontes de fibras, gorduras boas e proteínas. Vale sempre ficar atentos a quantidade consumida para não exagerar. Boas formas de controlar o consumo é adicionando a saladas, pratos principais ou até mesmo sobremesas. 

3 – Arroz 

Em muitas culturas, o arroz também é um símbolo de prosperidade, pois mais que dobrar de tamanho ao cozinhar, sendo associado a fartura, crescimento e abundância. Aposte na versão integral que é mais rico em fibras, vitaminas e minerais. Para deixá-lo ainda mais incrementado, pode-se incluir a quinoa e amaranto, também excelentes fontes de proteínas e fibras. 

4 - Café com MCT 

É uma mistura para o preparo de bebida a base de café com adição de MCT (triglicerídeos de cadeia média), gordura boa que promove mais energia e efeito termogênico e a Taurina, que auxilia na melhora do foco e concentração. São 210mg de cafeína na porção e assim, pode ser uma boa opção para ser consumido antes dos exercícios ou para dar mais energia ao longo do dia.   


5 - Maca Peruana 

É uma raiz encontrada na região da Cordilheira dos Andes, popularmente conhecida como um remédio caseiro para aumentar a fertilidade masculina e agir como um estimulante sexual, proporcionando mais energia e disposição no dia a dia. Para o público feminino, a planta ajuda a equilibrar os níveis hormonais aumentando o desejo sexual, reduz os sintomas da menopausa, melhora a qualidade dos óvulos, além de ajudar a diminuir o estresse e melhorar o rendimento físico e mental. Rica em carboidratos complexos e vitaminas do Complexo B, garantem mais energia e disposição. 

6 - Guaraná (em pó ou capsulas) 

Fonte natural de cafeína, que melhora foco, concentração, promove efeito termogênico, aumentando sensação de energia e disposição. Na forma de pó, basta ser diluído em água o, chás, sucos naturais e outros. A recomendação média é de 1 colher de chá ao dia.