Saúde

Veja seis grupos alimentares que precisam fazer parte do seu cardápio diário

Para ter uma vida saudável, você precisa optar por uma dieta equilibrada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Escolher ter uma alimentação equilibrada é o primeiro passo para uma vida saudável. Você precisa incluir na dieta todos os grupos alimentares. Para te ajudar a montar um cardápio completo e saboroso, a Taeq listou alimentos que você deve comer todos os dias.

Foto: reprodução / Shutterstock
1- Leguminosas: são ricas em proteínas, ferro, fibras e vitamina B. O grupo das leguminosas é formado por grãos produzidos em vagens, como o feijão, ervilha, soja, grão-de-bico e a lentilha.

Dica de consumo: o ideal é comer ao menos uma porção de leguminosa por dia (geralmente no almoço).

2- Vegetais de folhas verde-escuras:
possuem agentes antioxidantes e são ricos em vitaminas (A, B, C e K), ferro, potássio, cálcio e fibras. Fazem parte desse grupo a rúcula, agrião, espinafre e couve.

Dica de consumo: o ideal é fazer uma salada, que também seja equilibrada com legumes e verduras, para comer no almoço e jantar.

3- Legumes e verduras: eles fazem bem para a pele, cabelo, fortalecem o sistema imunológico e têm baixas calorias. Dentre os legumes mais famosos estão a cenoura, chuchu, beterraba e a abóbora. Verduras como o alface e o brócolis também fazem superbem à saúde.

Dica de consumo: o ideal é que você coma cerca de duas colheres de sopa de legumes e verduras no jantar e no almoço.

4- Frutas:
são ricas em vitaminas e minerais que fazem bem para o organismo como um todo.

Dica de consumo: você pode abusar de lanches com sucos e smoothies gelados - feitos de melancia, maracujá, morango, limão, abacaxi ou qualquer fruta que você preferir.

5- Cereais integrais:
são super nutritivos. Arroz, milho, granola, aveia e trigo fazem parte desse grupo.


Dica de consumo: você pode consumir combinando com alguma leguminosa e adicionar uma carne magra (um file de peixe ou frango).

6- Oleaginosas:
são fonte importante de ômega 3, cálcio, magnésio e combatem o colesterol ruim (LDL). Elas são formadas por nozes, castanhas, amêndoas e avelãs.

Dica de consumo: comer duas castanhas do Pará por dia ou até mesmo um mix de oleaginosas para comer no lanche.