Saúde

Vem verão: nutricionista ensina como ficar em dia com a balança

O verão é uma ótima pedida para investir em hábitos saudáveis, que combinam atividades físicas e uma alimentação leve e equilibrada

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Que tal aproveitar a chegada de uma nova estação para melhorar os hábitos de vida? O verão, que começa no dia 22 de dezembro e vai até 20 de março de 2020, é uma ótima pedida para investir em hábitos saudáveis, que combinam atividades físicas, práticas de esportes e uma alimentação leve e equilibrada.

Os dias de calor fazem com que nosso metabolismo desacelere e produza menos energia. Em decorrência disso, é normal que a digestão seja mais lenta e a desidratação mais rápida. Por isso, a nutricionista Ellen D’arc, da Bio Mundo fez um alerta: “Aumente o consumo de água para o bom funcionamento do metabolismo e para se manter hidratado".

Foto: Getty Images
A nutricionista Ellen D’arc também separou algumas orientações para aproveitar a época de muito sol sem deixar o cuidado com o corpo de lado. Confira:

O cardápio do verão

Assim como os líquidos, as refeições dessa época devem ser compostas por alimentos leves tais quais frutas, verduras e legumes. Couve, brócolis, agrião, pepino, limão, abacaxi e gengibre são ótimas opções, visto que seus efeitos detox no corpo – decorrentes da ação diurética – aceleram o metabolismo e promovem a queima de gorduras.

“Na escolha dos snacks, as oleaginosas devem ser protagonistas. Castanhas, nozes e amêndoas são fontes de ômega 3 e 6, ademais possuem ação protetora contra raios UV”, complementa Ellen.

Aproveite o tempo livre

Uma caminhada na praia, jogar vôlei com os amigos, correr com o cachorro, surfar e andar de bike são atividades que podem ser feitas durante o período de lazer e ajudam a queimar as calorias indesejadas.

“Entretanto, devemos ter atenção com os horários que essas práticas serão feitas. O ideal é no começo do dia ou final da tarde, quando o sol é mais ameno” reforça a especialista. Repor os nutrientes e sais minerais perdidos no processo de transpiração também é fundamental para um bom resultado.



Novos hábitos são bem-vindos

Uma vez que a atenção ao corpo é redobrada nessa parte do ano, muitas pessoas sentem a necessidade de cuidados mais específicos e usam essa motivação para criar novos costumes, como ir à academia regularmente. Outro investimento é o uso de suplementos alimentares, dentre eles: whey protein, albumina, creatina e BCAA.

“São aliados na procura por resultados físicos mais efetivos. É válido ressaltar que a orientação de um profissional é indispensável nesse processo” finaliza a nutricionista.