Saúde

Versatilidade e poder: conheça 10 benefícios ao consumir a banana na alimentação

Fruta estimula a produção do colágeno proteína que ajuda na saúde e elasticidade da pele

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A banana é considerada uma das frutas mais versáteis. Além dela ser muito saborosa, também pode ser consumida sozinha, usada em diversos tipos de receitas de vitaminas e doces. Pensando nisso, a Taeq separou 10 benefícios ao consumir a banana na alimentação. Confira:

1 - Faz bem para o coração: o potássio, muito presente na banana, ajuda na estabilidade dos batimentos cardíacos. O mineral também auxilia no controle da pressão arterial e evita ataques cardíacos e derrames.

2 - Auxilia na perda de peso: a fruta é rica em fibras solúveis, que retardam a digestão e evitam que a fome surja logo. Além disso, a banana dá sensação de saciedade, o que evita que você coma mais que o necessário durante as refeições e diminui o desejo por açúcar - já que ela é naturalmente doce.

3 - Melhora a saúde dos olhos: a banana é rica em vitamina A, que preserva as membranas oculares melhorando a saúde dos olhos e a qualidade da visão. Esse nutriente também ajuda a evitar a cegueira noturna.

4 - Reduz os sintomas da TPM: como essa fruta é rica em vitamina B6, ela é importante para minimizar os sintomas da tensão pré-menstrual. Isso porque a vitamina auxilia na síntese da serotonina - o hormônio do bem estar, reduzindo a dor de cabeça, cólicas e a irritabilidade.

5 - Ajuda na digestão: as fibras presentes em grande quantidade na banana ajudam a regular o sistema digestivo, além de evitar a constipação intestinal. Além disso, o potássio ajuda a combater casos de diarreia.

6 - Evita cãibras e outros problemas musculares: o potássio presente na banana fortalece os músculos e evita problemas como as cãibras, muito comuns em atletas. Ela também ajuda no ganho de massa muscular.

7 - Previne alguns tipos de câncer: a ação antioxidante da vitamina C é fundamental para combater os radicais livres, que podem causar câncer. A ingestão de fibras também é importante para evitar alguns tipos da doença.

8 - Faz bem para o cérebro: a banana é rica em manganês, um antioxidante e anti-inflamatório natural. O mineral auxilia na atividade cerebral e é um reconhecido agente para evitar doenças como a epilepsia e o Parkinson.

9 - Melhora a pele e os ossos: a fruta também é rica em vitamina C, que estimula a produção do colágeno proteína que ajuda na saúde e elasticidade da pele. Além disso, o manganês também auxilia na produção do colágeno e no fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose.

10 - Aumenta a sensação de bem estar: além da vitamina B6, a banana tem outros nutrientes que contribuem para o seu bem estar. O magnésio, por exemplo, ajuda a relaxar os músculos e os antioxidantes presentes na fruta auxiliam na liberação de dopamina no cérebro. Além disso, o nosso corpo converte o triptofano da banana em serotonina.