Saúde

Versatilidade e poder: conheça cinco benefícios ao consumir a framboesa na alimentação

A framboesa é um dos muitos ingredientes que podem te ajudam a retardar o envelhecimento celular

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Quer adotar hábitos saudáveis? A framboesa que faz parte das 'frutas vermelhas' é rica em diferentes tipos de vitaminas e funciona como ótimos antioxidantes. Ela que tem um sabor adocicado é muito utilizada para fazer doces, licores, sorvetes, balas, xaropes, sucos e geleias. Pensando nisso, a Taeq separou cinco benefícios ao consumir a framboesa na alimentação. Confira:

A função antioxidante é um dos principais benefícios da framboesa

A grande vantagem da framboesa (assim como de outras frutas vermelhas) é a presença de antioxidantes. A framboesa é um dos muitos ingredientes que podem te ajudam a retardar o envelhecimento celular, além de fortalecer o corpo contra diversas doenças.

A framboesa é uma excelente fonte de vitamina C

Quando pensamos na vitamina C, que é um nutriente famoso por fortalecer o nosso sistema imunológico, logo vem à cabeça frutas como laranja e limão. Só que a framboesa também pode entrar nessa lista. Se você estiver com alguma gripe ou resfriado, dá para fazer uns sucos deliciosos com essa frutinha. A vitamina C, inclusive, também funciona como antioxidante, além de ser boa para a cicatrização e para o controle do colesterol.

Ela também é rica em fibra e em potássio

Outra vantagem dessa fruta é que ela é bem rica em potássio, mineral que tem tudo a ver com a saúde dos músculos e da circulação sanguínea. Quando ingerimos potássio com bastante frequência evitamos o risco de contrair doenças cardiovasculares e também regulamos o nosso metabolismo.

Não é à toa que muita gente tem o costume de ingerir frutas que são fonte desse mineral (como a banana) antes de praticar exercício. Outra vantagem incrível da framboesa é que ela é rica em fibras, o que também ajuda muito o sistema digestivo a funcionar melhor.

A framboesa é muito indicada para gestantes

Você sabia que a framboesa é ótima para mulheres grávidas? Isso porque ela é rica em ácido fólico, nutriente que garante o bom desenvolvimento do bebê durante a gestação. Muitas mulheres, inclusive, tomam cápsulas com ácido fólico para garantir uma gravidez mais saudável. Só que para fugir dos comprimidos e ter uma alimentação equilibrada, a nossa dica é recorrer aos sucos e receitas com framboesa já que, além de saborosa, a frutinha é rica nesse nutriente.

Essa fruta também ajuda a combater a degeneração macular

No caso da degeneração macular, por exemplo, que consiste na perda da visão devido a danos na retina, a framboesa costuma ser recomendada como remédio natural. Isso porque ingredientes com muitas vitaminas e antioxidantes são ótimos para combater esse tipo de problema. Então, uma boa dica é se alimentar de forma leve, principalmente pela manhã, com framboesas, iogurte, granola e outros ingredientes ricos em vitaminas.