Saúde

Vida saudável: confira quatro benefícios ao consumir a erva 'unha de gato' na alimentação

A erva atua como depuradora, eliminando toxinas e impurezas do organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br )

Quer adotar hábitos saudáveis? Você precisa inserir a planta medicinal 'unha de gato' na sua alimentação. A erva é muito utilizada em tratamentos fitoterápicos sendo consumida em forma de chá, comprimido ou aplicada em gel nas áreas do corpo a serem tratadas. Pensando nisso, a Taeq separou quatro benefícios ao consumir a planta regularmente. Confira: 

Foto: Reprodução

Planta Uncaria tomentosa é nativa da Amazônia

Apesar de ser popularmente conhecida como unha de gato, o nome científico da planta é Uncaria tomentosa uma espécie nativa da Amazônia. Ela possui flores amarelas e pode chegar a até 5 metros de altura. Além disso, essa planta vem sendo usada para fins medicinais e terapêuticos há muito tempo foi descoberta pelos incas e é muito utilizada pelos indígenas do Brasil. Até hoje, ela é considerada uma das ervas mais importantes e benéficas, fornecendo antioxidantes e substâncias fitoterápicas.

Unha de gato atua como excelente anti-inflamatório

Você sabia que a unha de gato pode ser usada para tratar diferentes inflamações? Desde artrite, tendinite e, em especial, inflamações no sistema urinário. Considerada uma erva "milagrosa", ela também é usada na fabricação de remédios anti-inflamatórios e auxilia no funcionamento do sistema digestivo. O modo de consumo da erva é bem simples, você pode tomar chás diários ou comprar pomadas fitoterápicas para aplicar no local a ser tratado. 

Erva medicinal é fonte de antioxidantes

Outro ponto interessante da unha de gato é que ela é fonte de antioxidantes importantes. Os flavonoides, em especial, são substâncias que combatem a atuação oxidante dos radicais livres. Ou seja, combatem o envelhecimento precoce e evitam mutações celulares que possam ocasionar em algum câncer. Outro ponto positivo dos antioxidantes é que eles fortalecem a imunidade e o corpo como todo. Portanto, vale super a pena incorporar a unha de gato à rotina alimentar.

Planta medicinal também tem propriedades diuréticas, depuradoras e imunoestimulantes

Se você quer fazer uma limpeza geral no organismo uma boa dica é passar a consumir chás e sucos feitos com unha de gato. Essa erva possui propriedades diuréticas ou seja, ajuda a hidratar e evitar a retenção de líquidos pelo corpo (diminuindo inchaços). Ela também ela atua como depuradora, eliminando toxinas e impurezas do organismo. Além disso, a unha de gato tem propriedades - para além dos antioxidantes - que são imunoestimulantes, fortalecendo o sistema de defesa do corpo. Por isso, uma boa dica é preparar chás matinais com unha de gato e outras ervas benéficas para dar um up no organismo.