Saúde

Vida saudável: conheça cinco razões para consumir a planta medicinal capeba no dia a dia

Ela também se destaca por auxiliar no processo de digestão do organismo

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Já ouviu falar na capeba? A planta medicinal nativa das Américas, encontrada no Sudeste do país, é altamente rica em fibras e vitaminas essenciais para o organismo. Além disso, ela que é fonte de substâncias terapêuticas (antioxidantes e diuréticas, por exemplo), é muito usada no preparo de chás. Pensando nisso, a Taeq separou cinco razões para consumir a capeba no dia a dia. Confira:

1. Ser detox é um dos benefícios da capeba

A capeba possui substâncias diuréticas e antioxidantes que ajudam a eliminar as toxinas do fígado e a evitar o acúmulo de líquidos no organismo, sendo indicada para o preparo de receitas detox e para amenizar inchaços na pele (neste caso, basta aplicar diretamente um cataplasma).

2. Planta fortalece o sistema imunológico

Um diferencial da capeba é que ela é ótima para fortalecer o sistema imunológico, pois além de ter antioxidantes em sua composição, também possui substâncias antibacterianas que protegem o organismo contra diversas doenças.

3. Tem ação antirreumática e anti-inflamatória

4. Faz bem para a digestão

Ela também se destaca por auxiliar no processo de digestão do organismo. Além de ter substâncias laxativas (que evitam a prisão de ventre), a planta medicinal estimula as funções estomacais e garante mais bem-estar ao sistema digestório. Uma boa dica é tomar um chazinho da erva após o almoço para estimular a digestão.

5. Ajuda a regular o ciclo menstrual

Outro ponto interessante do chá de capeba é que ele ajuda a regular o ciclo menstrual e, por conter substâncias anti-inflamatórias, também serve para amenizar possíveis dores de cólica e desconfortos intestinais que são comuns no período.