Saúde

Vírus ebola pode se espalhar pelo ar caso sofra mutação, diz ONU

Se o surto não for controlado com rapidez, poderá acontecer a mutação

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Se a epidemia do ebola já é um pesadelo, imagine se o vírus sofrer uma mutação e se espalhar pelo ar. Esta é a declaração do chefe da missão da Organização das Nações Unidas (ONU) para a doença, Anthony Banbury, que afirma que se o surto não for controlado com rapidez, poderá acontecer a mutação.


O ebola, até então, é transmitido pelo contato direto com sangue ou fluidos corporais dos infectados, incluindo dos mortos.


Caso sofra uma mutação, a transmissão pode acontecer por vias respiratórias, o que causaria mais facilmente uma epidemia global, por ser mais difícil conter um vírus que se espalha pelo ar.

(Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Segundo Anthony, quanto mais tempo o vírus permanecer hospedado em humanos, maiores as chances de mutação. "É um cenário de pesadelo, e improvável, mas que não pode ser descartado", disse em entrevista ao jornal The Telegraph.


O ebola é uma doença viral que causa febre hemorrágica e tem uma alta taxa de mortalidade. Na atual epidemia, a mais grave de todas as que já aconteceram, pelo menos 3.330 pessoas já morreram na África Ocidental, se espalhando pela Libéria, Serra Leoa, Nigéria e, agora, chegou aos Estados Unidos.Matéria Original: Correio 24h

Vírus ebola pode se espalhar pelo ar caso sofra mutação, diz ONU