Saúde

Vitamina está em dia? Especialista indica as essenciais contra o coronavírus

Nutrientes são importantes para fortalecer o sistema imunológico

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Que vitaminas são nutrientes importantes para a saúde, todo mundo já deve saber. Elas fortalecem o sistema imunológico e, com isso, se tornam ainda mais indispensáveis durante o período de pandemia causada pelo novo coronavírus.

"É essencial cuidar do corpo e manter a imunidade alta e, por isso, é recomendável o consumo de vitaminas C, E e K, presentes em alimentos como abacaxi, laranja, cenoura, mamão, abacate, brócolis, espinafre, batata doce, mandioquinha, beterraba e oleaginosas. Eles auxiliam nas defesas para infecções e invasores como vírus e bactérias", diz a nutricionista Angela Hayashi. 

É importante ter, no mínimo, três refeições diárias bem equilibradas, considerando duas porções de legumes e hortaliças (almoço e jantar) e, uma fruta para acompanhar cada refeição. O açúcar das frutas ajudará na manutenção da saciedade e reduzirá a vontade de consumi-lo além do necessário. "A ansiedade faz com que se consuma mais carboidratos do que seu corpo tem necessidade, manter uma dieta equilibrada ajudará ter uma vida mais saudável", explica Hayashi.