Saúde

Volta às aulas: dicas de como montar uma merenda saudável para seu filho

Lanche do recreio deve ser uma oportunidade de inserir uma alimentação saudável e nutritiva na rotina da criança

Evelin Azevedo, da Agência O Globo
Com as aulas voltando, pais e responsáveis precisam se preocupar com uma refeição muito importante para os filhos: o lanche do recreio. É nesta oportunidade que, muitas vezes, crianças e a adolescentes consomem doces, refrigerantes e alimentos gordurosos, prejudicando a saúde. Este momento deveria ser uma oportunidade de inserir uma alimentação saudável e nutritiva na rotina da criança.
"Uma alimentação saudável faz com que a criança cresça e se desenvolva melhor. Quando bem nutrida, consegue aprender melhor, tem melhor desempenho escolar, mais facilidade de concentração e fica menos doente, já que seu sistema imunológico está forte para defendê-la", afirma Tatiana de Vuono, do site Criança Bem Nutrida.
Para ter uma refeição equilibrada na hora do intervalo, a lancheira do seu filho deve ter um tipo de carboidrato, proteína, uma fruta e uma bebida.
"O consumo de frutas é importante porque contém vitaminas e minerais, e você pode estimular o consumo se elas forem picadas em formatos diferentes. Além disso, é válido colocar uma garrafinha de água na mochila e incentivar a criança a beber ao longo do dia. Água de coco e sucos naturais também podem fazer parte do lanche", recomenda Cintya Bassi, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde.
As especialistas alertam para o fato de que alguns alimentos necessitam de refrigeração, como iogurtes e frios, e podem estragar se mantidos fora de temperatura. Por isso, uma lancheira térmica é mais adequada. Normalmente, os alimentos mais suscetíveis a estragar são os ricos em proteínas, nutriente importante para a alimentação das crianças.
Para que seu filho não fique tentado a lanchar na cantina da escola, ofereça variedades e não repita alimentos em uma mesma semana. De vez em quando, é possível liberar a criança para comer “besteiras”.
"Evite pães brancos, salgadinhos, chocolates e refrigerante que desequilibram a dieta da criança. Combine com seu filho um dia da semana para levar um desses alimentos", indica Cintya.
Sugestão de Cardápio:
Dia 1: 3 bisnaguinhas integrais com cream cheese, 1 caixinha de achocolatado e 1 pera
Dia 2: 4 cookies integrais, 1 caixinha de suco de soja com sabor e 1 maçã
Dia 3: 2 torradas integrais com polenguinho, 3 ovinhos de codorna com azeite, 1 caixinha de água de coco e 1 banana
Dia 4: 1 barra de cereais, 2 cenouras baby, 1 iogurte e 1 goiaba picada.
Dia 5: 1 Muffin integral, suco natural ou integral de frutas e 1 potinho de melancia picada.