Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Xô, diabetes: veja dez cuidados para evitar ou reduzir a doença

Doença atinge 14 milhões de brasileiros, segundo levantamento

Redação iBahia • 14/11/2019 às 17:02 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O dia 14 de novembro marca o Dia Mundial do Diabetes. A doença atinge cerca de 14 milhões de pessoas no Brasil, segundo levantamento da IDF (International Diabetes Federation), o que torna o país o quarto no mundo em número de portadores.

O diabetes pode ser hereditário (tipo um) ou adquirido durante a vida (tipo dois). “O nosso pâncreas é a glândula que produz a insulina, hormônio que permite a entrada da glicose vinda dos alimentos e que se transforma em energia para nosso organismo", explica o naturopata Daniel Alan Costa, que completou: "Além da qualidade dos alimentos, devemos estar especialmente atentos aos hábitos alimentares”.

Foto: Divulgação


O especialista separou dez dicas de alimentação para prevenir ou reduzir sintomas da doença.


Leia mais:

  1. Estudos mostram que adotar uma rotina alimentar com horários regrados é um dos principais benefícios para amenizar os sintomas da doença.
  2. No caso de diabetes infantil os mesmos cuidados devem ser tomados. A mudança de hábitos deve incluir toda a família, pois as crianças se espelham nos adultos.
  3. O ponto mais delicado quando falamos de diabetes é sem dúvida a ingestão de açúcar que deve ser moderada. Prefira sempre açúcar de malte, açúcar mascavo, alcaçuz, anis, malte de cevada ou mel. Refrigerantes e bebidas industrializadas que possuem grandes quantidades de açúcar devem ser evitados.
  4. Diabéticos devem restringir o consumo de carboidratos de cadeia simples, como arroz branco, macarrão, pão branco e substituir por exemplo por arroz, macarrão e pão integrais.
  5. Batata baroa, batata doce e Inhame são fontes de carboidratos mais complexos e que ajudam a controlar os níveis glicêmico, retardando a absorção da glicose.
  6. Proteínas e gorduras não podem faltar, assim como alimentos ricos em fibras.
  7. Abacate, farinhas funcionais (banana verde, berinjela, linhaça e chia), alimentos ricos em ômega 3 como o salmão, sardinha, atum e anchova, além de leguminosas são importantes aliados da alimentação.
  8. Outra alternativa são os alimentos funcionais. Um exemplo é o gengibre, que fortalece o sistema digestório e é um poderoso anti-inflamatório.
  9. O Blueberry ou mirtilo como é mais conhecido aqui, é um excelente alimento por conter taninos, além de ser antioxidante e proteger os capilares sanguíneos e a visão, e é indicado para prevenir as complicações do diabetes em especial as oculares. Na falta do mirtilo é possível substituir pelo consumo da amora ou pitanga.
  10. Maxixe, vagem, tanchagem e berinjela fortalecem a energia do elemento Terra da Medicina Chinesa, elemento este que quando em desequilíbrio pode levar a essa enfermidade.




O médico ainda lembrou a importância de manter o acompanhamento da doença com especialistas. “O acompanhamento médico é fundamental para monitorar toda a evolução do tratamento. Mas vale ressaltar que as práticas integrativas como acupuntura, fitoterapia, aromaterapia e meditação têm trazido excelentes resultados no controle desta enfermidade”, finaliza Alan.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde