Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Síndrome do Piriforme: o que é, como tratar e prevenir

As dores podem piorar ao ficar sentado ou quando se cruzam as pernas

Redação iBahia • 26/06/2020 às 0:01 • Atualizada em 26/08/2022 às 21:57 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Sente dores na região dos glúteos e do quadril? Você pode ter a síndrome do Piriforme, que acontece quando ocorre um espasmo ou uma contratura na região, que pode acabar irritando o nervo ciático, que passa bem próximo ao músculo piriforme e provoca dores intensas (em forma de "pontada ou facada" na região lateral e posterior da coxa, além da região glútea).
As dores podem piorar ao ficar sentado ou quando se cruzam as pernas, é possível começar a andar mancando, a pessoa vai perceber uma sensação de dormência na nádega ou na perna, fraqueza e até sensação de formigamento.
A síndrome pode ser diagnosticada com a realização de exames específicos. Normalmente, é realizado raio-X, tomografia computadorizada (TC) ou ressonância nuclear magnética (RNM) da coluna para descartar a possibilidade de patologia vertebral/radiculopatia.
Para tratar, é indicado compressa de gelo sob o local, repouso e um programa de reabilitação. A fisioterapia, com técnicas de relaxamento muscular e liberação miofacial do piriforme, pode ajudar a auxiliar no alívio imediato dos sintomas. Em casos graves, pode ser indicado a realização de cirurgia.

A realização de exercícios como "postura da cadeira", "prancha lateral com perna estendida" e "rotação lateral do quadril" pelo menos três vezes por semana podem atuar na prevenção da síndrome, pois ajudam a manter o piriforme forte e flexível. O pilates é uma prática indicada para prevenir a doença, por atuar no equilíbrio muscular do quadril.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde