Se essa rua fosse minha

Gamboa: comida boa, recepção incrível e um visual que encanta

A recepção por lá é das melhores, com um bocado de grafites maravilhosos do MUSAS, o Museu de Street Art de Salvador

@seessarua_fosseminha (falecomseessarua@gmail.com)
- Atualizada em

Ali do lado do Solar do Unhão tem uma descidinha que leva a gente para um mini mundo chamado Gamboa. A recepção por lá é das melhores, com um bocado de grafites maravilhosos do MUSAS, o Museu de Street Art de Salvador. Não é todo dia que você pode pagar um total de zero reais e visitar um museu a céu aberto com vista para a Baía de Todos-os-Santos, então aproveite.

As casas tem esta vista nada básica para o mar

Ao entrar na comunidade, a mágica acontece: os moradores te recebem com um sorriso no rosto e em instantes já estão te guiando ali pelas ruas, com as fachadas das casas coloridas e uma vista maravilinda do mar. É fácil perceber o tamanho do orgulho de quem mora ali há anos e já está acostumado com as caras de êxtase que os visitantes fazem ao se verem pertinho de águas tão cristalinas.

A história da comunidade com a pesca é antiga, e uma delas, contada por uma moradora, nos chamou a atenção: seu marido pesca o peixe ali mesmo na porta da casa e eles o penduram na parede por vários dias. O resultado? Um delicioso bacalhau improvisado que quando rola, faz a festa da família inteira e até dos vizinhos.

O peixe fresco vira um delicioso bacalhau improvisado dias depois

Peraí, alguém falou em comida boa? Então prepare seu coração para conhecer a Dona Su, que tem um restaurante no quintal de sua pequena casa ali na comunidade. O peixe da moqueca que você vai comer será à escolha do mar. Isso porque Su cozinha o que o marido traz cedinho da pesca. É por isso que você precisa ligar e marcar para conhecer essa preciosidade que (ainda) consegue fugir dos holofotes dos concursos gastronômicos da cidade. Sorte dos concorrentes. Pagamos R$15 por pessoa para comer, e o melhor de tudo é que esse preço é fixo

Eita moqueca maravilhosa que nunca mais saiu do nosso pensamento…

O que falar de um bairro que te chama de linda em suas paredes coloridas? Melhor não falar nada. Às vezes o silêncio ajuda a contemplar o mar e a agradecer. Obrigada, Gamboa querida.


Mais histórias e fotos em @seessarua_fosseminha

Serviços:

Restaurante Dona Suzana
Local: Comunidade Solar do Unhão
Contato: 3328 2056 - Atende apenas com hora marcada

MUSAS - Museu de Street Art de Salvador
Local: Rua Des. Castelo Branco, 103 (acesso pelo portão do MAM)