Shopping

Black Friday 2021: saiba onde comprar livros mais baratos e confira dicas especiais

O iBahia listou cinco lojas online para adquirir os livros com preços em conta durante o período

Nathália Amorim* (nathalia.amorim@ibahia.com )
- Atualizada em

Com a chegada da Black Friday, não faltam promoções circulando pela internet. No campo da literatura, os livros, tanto físicos quanto digitais, podem chegar a ter 90% de desconto em compras online. Em 2020, os livros foram um dos produtos mais procurados na sexta-feira promocional mais famosa do mundo, segundo uma pesquisa desenvolvida pela Orbit Artificial Intelligence, empresa de tecnologia e ciência de dados. No período, os livros chegaram a superar até mesmo a busca por eletrônicos.

Já em 2021, segundo uma pesquisa divulgada pelo Google em outubro, a tendência é de que os livros sigam entre os produtos mais procurados na Black Friday. O levantamento, encomendado à empresa Ipsos, ouviu 500 pessoas para medir a intenção na data. Segundo a pesquisa, os livros aparecem na terceira colocação, com 38% de intenção de compra, perdendo apenas para vestuário (62%) e celulares (40%). 

No e-commerce, mais conhecido como vendas online, diversas livrarias e seguimentos do ramo já começaram a anunciar as promoções. Na Amazon, já é possível encontrar livros com até 60% de desconto. Já na Estante Virtual, maior acervo de sebos e livreiros do Brasil, é possível encontrar exemplares por até R$8. 

Por conta disso, o iBahia preparou uma lista especial com os melhores sites para compra de livros durante o período da Black Friday. 

1. Amazon 

Atualmente o site mais conhecido na hora de compras online, a empresa já deu início às promoções da Black Friday. Para exemplares impressos, as ofertas em quadrinhos e graphic novels chegam a ter 58% de desconto; saúde e bem-estar até 84% de desconto; romance até 86% de desconto; infantis e infanto-juvenis com até 68% de desconto, entre outras promoções. Já para os e-Books ou livros digitais, os preços chegam a ter até 70% de abatimento mas podem aumentar ou diminuir a depender do produto escolhido. Os preços devem seguir com valores abaixo da tabela até o final de semana da Black Friday. 

2. Estante Virtual 

O maior acervo de sebos e livreiros do Brasil também não fica de fora da data. No site, também já há títulos em promoções. Para títulos da editora Rocco, o desconto chega à 25%, enquanto que para Martins Fontes, o abatimento pode ser ainda maios, chegando a 30% de desconto. Além disso, para quem escolher comprar no site, há um cupom que garante 7% OFF em qualquer livro. Há livros disponíveis que chegam a custar 

R$4,75.

3. Submarino

Outra que também já está fazendo o esquenta da Black Friday é a empresa de comércio eletrônico Submarino. No site e no aplicativo os livros já aparecem com alguns preços promocionais. No dia 26 de novembro, haverá ainda cupons de desconto, dinheiro de volta (cashback), frete grátis e parcelamentos. Para garantir que os produtos estão mesmo em promoção, a Submarino utilizará um selo que garante que o produto está com preço mais baixo ou igual ao menor preço dos últimos 30 dias. 

4. Lojas Americanas 

A loja de varejo mais famosa do Brasil também deve ter promoções de livros durante a Black Friday. Assim como as outras opções citadas, a Americanas também está fazendo o esquenta para data promocional. No campo da literatura, alguns livros já aparecem com descontos. Cupons também já foram liberados para uso. 

5. Saraiva 

Mesmo com a recente perda das lojas físicas na capital baiana, a Saraiva segue funcionando com vendas online, e não vai ficar de fora da Black Friday. No site da livraria, box e coleções estão com até 60% de desconto. Já os "campeões de vendas", os mais procurados e vendidos pela loja, chegam a ter até 80% de desconto.

Para não cair em cilada 

O iBahia também conversou com a estudante de Língua Estrangeira, pesquisadora de literatura contemporânea no grupo "Leituras Contemporâneas - Narrativas do Século XXI" na UFBA, e dona do bookgram @leituradujour, Samara Lima, que deu duas dicas valiosas para não cair em uma cilada na hora de comprar os livros. 

"Vale a pena esperar a Black Friday, mas é preciso fazer uma pesquisa cautelosa antes. Comparar os preços e acompanhar durante as semanas o valor dos livros, já que, algumas vezes, as lojas aumentam dias antes o valor dos produtos e baixam novamente na Black Friday, com desconto, quando na verdade é o valor original do livro", chamou atenção. 

Além disso, Samara também falou sobre a possibilidade de troca de livros para quem não quer gastar ou deseja economizar durante o período. 

"Eu recomendo fazer troca de livros. No site Skoob é possível trocar livros. Você disponibiliza o livro no site, comenta sobre o livro que tem e deseja trocar. A pessoa que se interessar solicita a obra desejada e você envia pelo correio.", contou. 

*Sob supervisão do repórter Lucas Salles.