Informação é fundamental para escolhas mais sustentáveis
Foto: Tetra Pak
A mudança nos hábitos de consumo não é algo que possa ser imposto a uma sociedade. Deve ser uma escolha de pessoas informadas a respeito dos impactos do consumo e que decidem mudar seus hábitos em favor de bens e de serviços sustentáveis. O desafio é criar condições para o desenvolvimento da consciência sobre os impactos do consumo e prover informações que ajudem as pessoas a escolherem, usarem e disporem de bens e serviços com consciência.
Tanto os processos tecnológicos de produção que consumimos podem ser fatores de maior ou menos degradação ambiental, como as escolhas que fazemos para satisfazer nossas necessidades básicas podem ter maior ou menor impacto.
Nem todas estas perguntas podem ser respondidas, mas ainda assim vale a pena fazê-las. Quanto mais pessoas fizerem perguntas, mas pressão será exercida sobre governos, empresas e sobre a própria sociedade, para que sejam criados programas voltados à rotulagem correta dos produtos, a um novo sistema de taxas e subsídios, a programas de reciclagem, etc. E para que mais pessoas participem deles.
Nesse sentido, o Centro Sebrae de Sustentabilidade elaborou uma cartilha sobre Produção e Consumo Responsáveis, que apresenta dez questionamentos importantes do consumidor consciente:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!