O lugar em que moramos é crucial para todos os aspectos da nossa vida
Foto: Stuck in Customs
Em que cidade você deve viver? Existe uma decisão na sua vida que é mais importante que escolher a profissão que você vai seguir ou a pessoa com quem quer passar os próximos anos da sua. Segundo Richard Florida, professor de Administração e Criatividade na Escola de Administração Rotman, da Universidade de Toronto, essa é a questão principal que deve nortear nossas escolhas.
Ele argumenta que o lugar em que moramos é crucial para todos os aspectos da nossa vida. Afinal, você vai estabelecer sua carreira e constituir sua família onde decidir habitar. Por mais conectados que estejamos hoje no mundo moderno, é nas relações diárias que vamos criar nossos laços de afeto e nossas redes profissionais.
Florida fez um estudo completo sobre as melhores cidades para se viver nos EUA e no Canadá (ele vive em Toronto). Compilou o resultado e os rankings no livro Who’s Your City (sem previsão para chegar ao Brasil), que é best-seller nos dois países.
Florida é autor do best-seller Who’s Your City
Foto: Danny Drake
"Temos que lembrar que, assim como todas as decisões da vida, nós não podemos ter tudo, sempre há concessões. Muitas das pessoas que se mudam por causa de suas carreiras precisam abrir mão de estar sempre próximas da família e de amigos. Antes de tudo, é preciso determinar o que é mais importante para você e para o estilo de vida que você almeja", destacou Florida em entrevista a revista Vida Simples.
Segundo ele, quando fazemos a escolha de onde viver, é necessário levar em conta oito passos:
- 1. CONHEÇA BEM SUAS PRIORIDADES: determine o que é imprescindível para você.
- 2. COMPARE: faça uma relação entre a cidade em que vive e a em que gostaria de morar, enumerando suas necessidades e vontades.
- 3. FAÇA SUA LIÇÃO DE CASA: pesquise tudo sobre o lugar - como é o mercado de trabalho, como vivem as pessoas que moram lá...
- 4. PONDERE: esse lugar pode oferecer a você uma boa qualidade de vida? Tente tirar o maior número de vantagens dele.
- 5. CONFIRA O BÁSICO: esse lugar tem saúde básica e segurança, boa estrutura educacional e urbana?
- 6. CHEQUE OS VALORES: o custo para viver nessa cidade está de acordo com seu orçamento?
- 7. FAÇA UM BALANÇO: há aspectos conflitantes no que você elencou em sua lista? Por exemplo: a cidade quase não tem trânsito, mas em compensação possui um péssimo sistema de saúde.
- 8. VISITE OS LUGARES E CONHEÇA IN LOCO AS RUAS E PESSOAS DE LÁ. Com esses pontos traçados, é difícil errar na hora de decidir.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!