icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Acesso à água pode ser escasso para três bilhões em 2025, alerta Pnud

Durante a Conferência de Alto Nível sobre Cooperação pela Água, realizada em Dushanbe, no Tadjiquistão, em 21 de agosto, a administradora-adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Rebeca Grynspan, alertou para a cooperação pela água em nível nacional e global.

foto autor

22/08/2013 às 14:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:00 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

acesso-agua.jpg
Atualmente, cerca de 770 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte de água
Foto: World Bank Photo Collection

Durante a Conferência de Alto Nível sobre Cooperação pela Água, realizada em Dushanbe, no Tadjiquistão, em 21 de agosto, a administradora-adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Rebeca Grynspan, alertou para a cooperação pela água em nível nacional e global.

A água está no centro de uma crise diária enfrentada pelos milhões de pessoas mais vulneráveis do mundo. A cooperação eficaz e inclusiva pela água em todos os níveis é essencial para a governança eficaz dos recursos hídricos”
Rebeca Grynspan, administradora-adjunta da Pnud

Segundo Rebeca, a iniciativa é essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável e assegurar que milhões de pessoas tenham acesso a esse recurso precioso. "Além do fato de que o mundo experimenta um crescimento explosivo na demanda por recursos hídricos, existe também o desperdício de água e a poluição, que ameaçam cada vez mais a integridade dos ecossistemas aquáticos e agrícolas, vitais para a vida e para o combate à fome", explicou.

Atualmente, cerca de 770 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a uma fonte de água, e 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento básico. Como parte de seus esforços para combater esses problemas, a ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água, reconhecendo que a cooperação é essencial para encontrar um equilíbrio entre as diferentes necessidades e prioridades, e compartilhar o precioso recurso de forma equitativa, usando a água como um instrumento de paz.

Futuro

"A mudança climática também não está ajudando, aumentando a variabilidade do ciclo da água, além de agravar eventos extremos como inundações e secas que complicam ainda mais o já grande desafio da gestão e governança da água. Se esta tendência continuar, em 2025, até três bilhões de pessoas poderão viver em zonas com escassez de recursos hídricos", destacou Rebeca.

A administradora-adjunta afirmou que os países devem colaborar para aumentar o acesso à água potável e saneamento e melhorar a gestão da água para irrigação e usos produtivos, que tem o potencial de tirar milhões da pobreza e da fome. A importância desta cooperação deve figurar com destaque na agenda de desenvolvimento pós-2015, bem como na formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

"A água está no centro de uma crise diária enfrentada pelos milhões de pessoas mais vulneráveis do mundo. A cooperação eficaz e inclusiva pela água em todos os níveis — local, nacional, regional e internacional — é essencial para a governança eficaz dos recursos hídricos e, assim, alcançar importantes metas e objetivos", finalizou.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade