Sustentabilidade

Agenda 2030 reconhece potencial da tecnologia de informação

Esta terça-feira marca o Dia Mundial da Telecomunicação e da Sociedade da Informação Foto: UIT O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a comunidade internacional está mobilizada em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Segundo Ban, o documento “reconhece o grande potencial da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para acelerar o progresso humano, fazer a ponte sobre o abismo digital global e avançar com o conhecimento”. O chefe da ONU fez a declaração para marcar o Dia Mundial da Telecomunicação e da Sociedade da Informação, esta terça-feira, 17 de maio. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados no ano passado, pedem, especificamente, o uso das TICs para alcançar a meta de uma vida digna para todos. Ele pediu a governos, empresários e sociedade civil que desenvolvam novas tecnologias que tenham impactos sociais duradouros Segundo Ban, essas tecnologias […]

Redação iBahia
17/05/2016 às 15h30

3 min de leitura

tics-ecod.jpg
Esta terça-feira marca o Dia Mundial da Telecomunicação e da Sociedade da Informação
Foto: UIT

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a comunidade internacional está mobilizada em torno da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo Ban, o documento “reconhece o grande potencial da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para acelerar o progresso humano, fazer a ponte sobre o abismo digital global e avançar com o conhecimento”.

O chefe da ONU fez a declaração para marcar o Dia Mundial da Telecomunicação e da Sociedade da Informação, esta terça-feira, 17 de maio. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados no ano passado, pedem, especificamente, o uso das TICs para alcançar a meta de uma vida digna para todos.

Ele pediu a governos, empresários e sociedade civil que desenvolvam novas tecnologias que tenham impactos sociais duradouros

Segundo Ban, essas tecnologias fornecem “soluções inteligentes” para lidar com a mudança climática, a fome, a pobreza e outros desafios globais. Elas são instrumento para fornecer cuidados de saúde móveis, acesso à educação e empoderamento das mulheres.
Além disso, ajudam também a melhorar a produção industrial e agrícola e a salvaguardar o meio ambiente.

Inovações
O secretário-geral disse que novas companhias e centros de tecnologia do setor representam “o motor que impulsiona soluções práticas e inovações que podem contribuir para o crescimento inclusivo”.

Segundo ele, as empresas de pequeno e médio porte constituem 90% de todas as companhias do mundo e são “um caminho para fora da pobreza em muitos países em desenvolvimento”.

Ban afirmou que os líderes mundiais devem investir nos jovens inovadores. Como empresários, eles podem ser pioneiros na tecnologia de transformação, na criação de empregos e podem beneficiar todas as economias.

Causa comum
Ele pediu a governos, empresários e sociedade civil que desenvolvam novas tecnologias que tenham impactos sociais duradouros. Segundo o chefe da ONU, as TICs podem criar sociedades mais inclusivas para pessoas com deficiência.

Elas podem também ajudar no aprendizado das crianças e a manter os idosos ativos. Ban afirmou que as Tecnologias de Informação e Comunicação podem conectar pessoas no mundo todo numa causa comum.

(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU) 

EcoDesenvolvimento.org – Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.