icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Agenda Brasil Sustentável irá cobrar propostas dos candidatos no segundo turno

foto autor

06/10/2014 às 11:50 • Atualizada em 29/08/2022 às 1:09 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

dilma-aecio-ecod.jpg
Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) disputarão à Presidência da República no segundo turno, marcado para o dia 26 de outubro

Desde o seu lançamento, em junho deste ano, as 63 organizações integrantes da Agenda Brasil Sustentável desejavam exercer um papel propositivo nas eleições de 2014 por meio do estabelecimento de uma agenda comum, que orientasse o debate programático entre partidos e sociedade.

Depois da realização de diversos encontros, presenciais e virtuais, foi possível construir coletivamente uma plataforma que reúne princípios e propostas, divididos em sete temas estratégicos que vão do desenvolvimento sustentável aos direitos das pessoas. O objetivo foi obter compromissos dos candidatos aos cargos executivos e legislativos em todo o Brasil e, em especial, aos concorrentes à Presidência da República.

A Agenda Brasil Sustentável continuará exercendo seu papel de apresentar estudos e propostas, mas também exigir dos candidatos finalistas, bem como dos novos eleitos que assumam explicitamente, responsabilidades e compromissos com o desenvolvimento sustentável.

Durante todo o segundo semestre, diversas ações foram empreendidas pelos integrantes da Agenda. Entre as mais importantes, o estabelecimento de contatos com os comitês dos candidatos para a apresentação do conjunto de propostas; a elaboração de documentos com análises sobre temas específicos como mudanças climáticas, energia e recursos hídricos; além de apoiar a divulgação de demandas e propostas de outras organizações dirigidas aos candidatos.

Redes sociais

Com o propósito de pautar também na sociedade um debate programático, estão sendo realizadas conversas on-line e presenciais para apresentar os levantamentos feitos em torno dos programas de governo e discutir perspectivas para os temas da Agenda no novo mandato presidencial.

Um Comitê de Comunicação, reunindo os profissionais da área com atuação nas organizações, dedicou tempo e espaço ao trabalho de dar visibilidade às demandas da Agenda. O uso das redes sociais, sites e contatos na imprensa contribuindo para aprimorar e fomentar a discussão de alguns dos temas cruciais para a sociedade brasileira.

Após o 1º turno, serão conhecidos alguns dos novos governantes e legisladores e outros que ainda deverão disputar o 2º turno. Em ambos os casos, a Agenda Brasil Sustentável continuará exercendo seu papel de apresentar estudos e propostas, mas também exigir dos candidatos finalistas, bem como dos novos eleitos que assumam explicitamente, responsabilidades e compromissos com o desenvolvimento sustentável, com a redução da pobreza, das desigualdades e em prol da qualidade de vida de todos os brasileiros.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade