icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Agrotóxicos podem causar o declínio de anfíbios pelo mundo, diz estudo

De acordo com pesquisadores alemãs, os pesticidas têm um papel importante na redução expressiva da população de anfíbios ao redor do mundo. Um experimento conduzido pelos cientistas, publicado nesta quinta-feira, 24 de janeiro, na revista Scientific Reports, constatou que fungicidas e inseticidas, mesmo utilizado nas doses recomendadas, podem gerar uma grande mortalidade desses animais.

foto autor

25/01/2013 às 12:10 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

rana2.jpg
Os anfíbios possuem pele extremamente permeável, tornando esses animais potencialmente ameaçados pelos pesticidas
Foto: Tj.blackwell

De cada dez espécies de sapos e rãs, quatro estão em risco de extinção, segundo a "Lista Vermelha" da biodiversidade ameaçada, produzida pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Segundo a organização, os principais motivos para a ameaça aos anfíbios é a perda de habitat, poluição, incêndios, as mudanças climáticas, doenças e a superexploração da terra.

Usados nas proporções recomendadas, um deles matou 40% das rãs após sete dias e, um outro, o fungicida Headline, usado em cultivos de soja e trigo, exterminou 100% dos anfíbios depois uma hora

O que os técnicos da IUCN subestimaram, no entanto, foi o efeito dos agrotóxicos na extinção dos sapos e rãs. De acordo com pesquisadores alemãs, os pesticidas têm um papel importante na redução expressiva da população de anfíbios ao redor do mundo.

Um experimento conduzido pelos cientistas, publicado nesta quinta-feira, 24 de janeiro, na revista Scientific Reports, constatou que fungicidas e inseticidas, mesmo utilizado nas doses recomendadas, podem gerar uma grande mortalidade desses animais.

Experimento

A equipe liderada por Carsten Bruehl, da Universidade de Coblenz-Landau (Alemanha), testou sete tipos de pesticidas em uma amostra de 150 rãs comuns (Rana temporaria): usados nas proporções recomendadas, um deles matou 40% das rãs após sete dias e, um outro, o fungicida Headline, usado em cultivos de soja e trigo, exterminou 100% dos anfíbios em apenas uma hora.

Os animais, expostos em pequenos grupos de cinco a três exemplares, foram mantidas em grandes contêineres, com solo cultivado com cevada. O produto químico foi pulverizado uma vez, em uma quantidade proporcional àquela que cairia em uma lavoura, dividido em três doses: concentrações recomendadas, um décimo das concentrações recomendadas e 10 vezes as concentrações recomendadas.

De acordo com o estudo, a pele altamente permeável dos anfíbios os torna especialmente vulneráveis a estes produtos químicos. "A toxicidade demonstrada é alarmante e um efeito negativo em larga escala da exposição terrestre a pesticidas nas populações de anfíbios parece provável", alertou o artigo.

Confira o estudo na íntegra (em inglês)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade