Ban afirmou que as pessoas com menos acesso à água e saneamento, geralmente, são as que não têm acesso a cuidados de saúde e empregos estáveis
Foto: Banco Mundial
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a água é fundamental para a sobrevivência humana, do meio ambiente e da economia. Segundo ele, apesar dessa importância, o recurso natural, visto como um setor, não recebe a atenção que necessita.
No Dia Mundial da Água, celebrado este 22 de março, Ban disse que neste ano o foco está na ligação entre a água e os empregos. Quase metade dos trabalhadores globais, 1,5 bilhão de pessoas, está em setores relacionados ao recurso natural e praticamente todos os empregos dependem da disponibilidade de água doce.
O chefe da ONU declarou que os trabalhadores podem sofrer com água poluída ou falta de saneamento básico.
Ele explicou que 20% dos dois milhões de óbitos relacionados ao trabalho registrados todos os anos são causados pelo consumo de água potável de baixa qualidade, saneamento inadequado e falta de higiene.
Cuidados de saúde
Ban afirmou que as pessoas com menos acesso à água e saneamento, geralmente, são as que não têm acesso a cuidados de saúde e empregos estáveis. Para o secretário-geral, essa situação "perpetua o ciclo de pobreza". Ele está preocupado com as lacunas existentes entre cidades urbanas e rurais, homens e mulheres e ricos e pobres.
O chefe da ONU disse que a comunidade internacional pode adotar ações para lidar com a desigualdade no acesso à água como parte dos esforços para alcançar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo 6 assegura a disponibilidade e a gestão de água e saneamento para todos.
Ban disse que nesta data, o mundo deve reafirmar o compromisso para melhorar a qualidade, a gestão e a proteção dos recursos hídricos como parte da campanha para alcançar uma vida digna para todos.
(Por Edgard Júnior, da Rádio ONU)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!