No mundo moderno viver sem tecnologia é praticamente impossível. As novas tecnologias já fazem parte do dia-a-dia de qualquer pessoa, de tal maneira, que muitos se tornam dependentes, devido à facilidade proporcionada no cotidiano.
A tecnologia nos permite consumir menos bens materiais, energia e recursos. Conheça cinco maneiras, listadas pelo Tree Hugger, por meio das quais a tecnologia nos ajuda a reduzir nossa pegada ambiental.
Mais fique atento! Esses avanços não adiantam se não mudarmos o comportamento de consumo.
1.Digitalização
A digitalização de materiais como fotos, livros, cartas, mapas e enciclopédias é considerado um dos maiores avanços tecnológicos que ajudou e muito a reduzir o consumo de recursos e energia na fabricação desses produtos.
Por exemplo, quando usamos o computador ou smartphones para ouvir música, evitamos o uso de recursos para fabricar CDs físicos, assim como, suas caixas de plásticos e encartes. Outra forma é utilizar livros eletrônicos, evitando gasto de papel e a energia usada para imprimí-lo e enviá-lo.
2. Consolidação
Celular, GPS, livros, câmera, música, TV, agenda, relógio, todo isso você pode encontrar em um só equipamento. Uma boa notícia quando o assunto é redução de recursos, já que estes aparelhos podem anular a necessidade de recorrer a vários equipamentos diferentes com as funções que um só já oferece.
3.Revender/Reutilizar
Comprar e vender produtos de segunda mão é uma boa maneira de reduzir sua pegada ambiental, uma vez que reduz o consumo de matéria-prima para a produção de novos. Graças à tecnologia foram criados mercados onde é possível comercializar com facilidade e rapidez produtos usados. Sites como eBay ou Mercado Livre, no Brasil, são bons exemplos.
4.Compartilhamento Comunitário
Foto: Lise Lobo/EcoD
A tecnologia é sem dúvidas a responsável por expandir o conceito de compartilhamento comunitário. O que antes estava apenas no âmbito familiar e de vizinhança, tomou uma proporção mundial.
A ideia é compartilhar ao invés de comprar, o que reduz a pegada de carbono e o consumo individual e comunitário nas grandes cidades.
Um exemplo de serviço fornecido pelo mundo tecnológico é o Netflix, que permite que as pessoas vejam filmes em casa sem precisar alugar ou comprar DVDS ou Blurays.
5.Personalização
Com a tecnologia, atualmente é possível personalizar e customizar tudo o que fazemos e compramos, o que evita o desperdício. Um bom exemplo é a impressora 3D, que pode personalizar e transformar materiais naquilo que mais precisamos. Ela poderia imprimir peças de reposição para consertar um carro ao invés de comprar uma nova, por exemplo. Em breve essa incrível tecnologia estará ao alcance de todos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!