Quais são as melhores cidades do mundo quando o assunto é qualidade de vida? A consultoria Mercer avaliou 230 distribuídas por todos os continentes e considerou 39 fatores, como condições de serviços e moradia, ambiente político, econômico e sociocultural. O ranking foi divulgado na segunda-feira, 22 de fevereiro.
Brasília está na 106ª posição, Rio de Janeiro, em 117º, São Paulo, em 121º e Manaus, na 125ª colocação.
O desempenho brasileiro pouco variou de um ano para outro. Brasília manteve a posição de 2015, enquanto Rio de Janeiro e Manaus subiram um degrau. São Paulo caiu duas posições atribuídos pela Mercer à crise de disponibilidade de água e aumento da ocorrência de doenças infecciosas, como a dengue.
Mesmo assim, as diferentes posições dizem pouco se considerar a ressalva da consultoria de que cidades podem aumentar ou diminuir a classificação geral devido à inclusão de novas metrópoles, bem como o reposicionamento das outros municípios incluídos no ranking ano a ano.
A lista faz parte da Pesquisa de Qualidade de Vida Mundial, divulgada anualmente pela consultoria. A novidade foi a inclusão de um novo fator na avaliação, que é um ranking específico de segurança pessoal.
Neste, a cidade líder é Luxemburgo. Entre as brasileiras, Manaus vence com a modesta 111ª posição. Brasília (134º), Rio de Janeiro (185º) e São Paulo (192º) vem na sequência.
A capital paulista está a apenas 38 posições da lanterna Bagdá, no Iraque.
Saiba, agora, quais são as cinco primeiras em qualidade de vida:
1) VIENA (ÁUSTRIA)
Viena. Capital austríaca é a melhor do mundo em qualidade de vida
Foto: Miquel Fabre/Flickr/(cc)
2) ZURIQUE (SUÍÇA)
Mobilidade urbana em Zurique
Foto: Paulo Ghizzi/Flickr/(cc)
3) AUCKLAND (NOVA ZELÂNDIA)
Auckland, na Nova Zelândia, é a terceira melhor do mundo em qualidade de vida
Foto: Geof Wilson/Flickr/(cc)
4) MUNIQUE (ALEMANHA)
Passeio de bicicleta na Marienplatz, em Munique
Foto: Márcio Cabral de Moura/Flickr/(cc)
5) VANCOUVER (CANADÁ)
Vancouver, no Canadá
Foto: Magnus Larsson/Flickr/(cc)
"Apesar dos recentes problemas com segurança, agitação social e preocupação sobre a perspectiva econômica da região, as cidades europeias continuam a oferecer melhor qualidade de vida", diz a Mercer em nota. O TOP 10 da qualidade de vida ainda conta com Dusseldorf (Alemanha), Frankfurt (Alemanha), Genebra (Suíça), Copenhague (Dinamarca) e Sydney (Austrália).
- Saiba mais sobre o ranking da Mercer -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!