Caetano, Frejat e Vanessa da Mata são algumas das atrações que se apresentarão na cidade durante o evento
Nem só de conferências e debates se resume o maior evento para a sustentabilidade das últimas décadas. Durante a Rio+20, cariocas e visitantes poderão escolher entre as diversas opções culturais gratuitas que estarão disponíveis na cidade.
Na quarta-feira, 13 de junho, o músico Caetano Veloso fará uma apresentação única às 19h30, no auditório do Humanidade 2012, evento que busca realçar o papel que o Brasil exerce hoje como um dos líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável. O encontro é realizado entre 12 e 22 de junho, paralelo à Rio+20, no Forte de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Para o show, serão distribuídos 350 ingressos ao público. A distribuição está prevista para o dia da apresentação, a partir das 18h, na entrada do Forte. Cada pessoa poderá retirar um ingresso – pessoal e intransferível.
Quem for assistir à abertura oficial do evento também poderá ver uma apresentação da escola de samba Portela. A agremiação azul e branco levará para o Riocentro, a partir das 17h30, uma equipe de 300 artistas, como ritmistas, baianas, ala das damas, casais de mestre-sala e porta-bandeira, passistas, integrantes de comissão de frente, intérpretes e baluartes da velha guarda.
Já no Galpão da Cidadania, na Rua Barão de Tefé, na Gamboa, os 1.500 presentes poderão assistir a shows de artistas como Vanessa da Mata, Frejat, Elba Ramalho e Mart’nália. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do Galpão no dia de cada show, entre às 12h e às 19h, ou enquanto durarem os ingressos (limite de dois ingressos por pessoa).
Favelas pacificadas também oferecerão programação cultural. No Vidigal será realizada uma jornada cultural, que inclui apresentações de teatro, dança, capoeira e esporte. Na Cidade de Deus a atração fica por conta do Festival Internacional de Circos, da Jornada da Educação Socioambiental e da segunda edição dos Jogos Abertos. No Chapéu Mangueira e Babilônia está prevista uma festa junina, além de apresentações em vários pontos das comunidades.
Museus
Para quem preferir aproveitar as folgas entre uma conferência e outra de forma mais tranquila, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) publicou uma programação especial com sugestões de museus que estarão abertos ao público durante a Rio+20.
O Circuito Verde de Museus propõe um passeio pelos espaços verdes e pela arquitetura de nove museus Ibram no estado do Rio de Janeiro. A proposta é aproveitar espaços como jardins históricos, Áreas de Proteção Ambiental e mirantes para estimular a reflexão sobre sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Conheça aqui o guia.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!