Os balões poderão produzir energia para abastecer até 4,5 mil casa
Foto: Jakob E
Já imaginou balões que não apenas enfeitam o céu, como também produzem energia para abastecer as casas da vizinhança? Essa é a proposta do projeto 99 Red Balloons. Desenvolvido pelo estúdio canadense de design Nadi, esses balões são feitos com células solares orgânicas que transformam energia solar em eletricidade.
O projeto foi desenvolvido em 2012 para concorrer ao Land Art Generator Initiative ideas, uma competição que convocou designers a criar uma instalação artística que também gerasse energia limpa para Nova York. Segundo o site Exame.com, os balões serão inflados a dezenas de metros de altura e presos com cabos de aço. Ao longo do dia, eles produzirão energia solar e, quando estiverem “carregados”, a cor muda de vermelho para transparente, assim os técnicos saberão a hora de descê-los para “coletar” a eletricidade produzida.
O projeto prevê a instalação dos balões em um antigo aterro sanitário de Nova York
Foto: Divulgação
Segundo os criadores do projeto, juntos, os 99 balões podem gerar energia suficiente para abastecer 4,5 mil casas. No primeiro momento, a intenção é instalar os balões em um antigo aterro sanitário da região. Desativado desde 2001, o Fresh Kills é considerado o maior espaço já construído no mundo para dar destinação correta ao lixo produzido pelo ser humano. A intenção, portanto, é preservar a história do local e levantar uma reflexão sobre a quantidade de lixo gerada diariamente.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!