Ban acredito que o encontro será um desafio. Foto: UN Photo/Mark Garten
Entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro será realizado o encontro, que vai reunir, pelo menos, 120 líderes mundiais, em Nova York. Na expectativa do evento, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon acredita que o encontro será um desafio. No debate geral também serão colocados em pauta os confrontos na Síria, a emergência humanitária na região africana do Sahel e as relações instáveis entre Sudão e Sudão do Sul.
"Convencer os líderes a realizar seus compromissos, essa será uma missão importante para mim", afirmou. "Há muitos líderes mundiais que têm suas próprias prioridades políticas nacionais. Mas às vezes eles não as cumprem. Eu vou tentar ser muito franco, dizer onde eles estão aquém, onde eles precisam fazer mais, especialmente quando se trata dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)". acrescentou o Secretário-Geral.
Ban solicitou uma maior parceria global para que as metas sejam atingidas. Segundo Relatório da Força Tarefa sobre as Lacunas dos ODM, publicado dia 20 de setembro, ganhos significativos do ODM poderão ser reduzidos em razão do declínio na doação dos países. "O relatório mostra um quadro preocupante. É claro que precisamos de uma parceria global para atingir os objetivos até o prazo em 2015", declarou. O documento analisa as necessidades para que os países alcancem o ODM número oito, referente à cooperação mundial para o desenvolvimento.
Mesmo com avanços nos ODM, a diminuição na ajuda global prejudicou o progresso das metas. O relatório observa que, depois de atingir um pico em 2010, o volume de doações caiu quase 3% em 2011. O documento alerta que, sem o empenho dos governos, os objetivos só serão alcançados em alguns países em 2015.
De acordo com o documento, para cumprir a meta da ONU de 0,7% da renda nacional bruta de cada país doador, a ajuda ao desenvolvimento (AOD) internacional deve dobrar para 300 bilhões de dólares. Os países menos desenvolvidos devem receber cerca de um quarto desse valor e a quantia irá acabar com uma lacuna de 167 bilhões de dólares relativa a doações.
Os ODM foram acordados pelos líderes mundiais numa cúpula da ONU em 2000 e estabelecem metas específicas sobre a redução da pobreza e da mortalidade infantil, educação, igualdade de gênero, saúde materna, estabilidade ambiental, redução da HIV/AIDS e uma "Parceria Global para o Desenvolvimento". O ano limite para a concretização das metas é 2015.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!