Você já parou para pensar em quantos quilômetros um carro roda antes de virar sucata e quanta poluição ele causa até lá? O pessoal da revista B-Cultura, publicação portuguesa especializada em cultura da bicicleta, pensou e decidiu criar um projeto para compensar as emissões causadas durante toda a vida útil do automóvel.
Assim nasceu o projeto Carma, que utilizou as peças da sucata de uma Mercedes dourada para criar uma bicicleta exclusiva. Agora eles irão disponibilizar a bike para que pessoas de diferentes partes da cidade pedalem uma parte do percurso de 159.761 quilômetros, que corresponde ao total necessário para compensar as poluições do veículo.
Segundo os idealizadores do projeto, a bicicleta não será vendida ou doada “porque ela foi feita para andar, e por isso não é só nossa. É tua, é de todos que queiram contribuir”. Os interessados em participar do projeto podem se inscrever gratuitamente no site da Carma.
Ainda de acordo com os organizadores do projeto, a ideia é contribuir para a discussão sobre mobilidade e meio ambiente nas grandes cidades. “Carma é uma nova oportunidade para o ambiente, para a economia, para a mobilidade, para as pessoas, para o mundo”, afirmam.
Quem quiser levar uma lembrança do projeto para casa poderá comprar os acessórios limitados feitos a partir do estofamento do carro, ou ainda baixar a tipografia original criada especialmente para a iniciativa e disponibilizada também no site.
Lembra da Bicycled?
Em fevereiro o EcoD mostrou uma bike produzida com restos de carros abandonados em ferro-velhos: a Bicycled (Bicycle+Recycled).
O quadro da Bicycled é feito de metal reciclado de lataria de carros. O selim é proveniente do couro dos assentos dos veículos, enquanto que o pisca traseiro reaproveita as luzes de seta.
A correia dentada do motor do carro foi utilizada como corrente da bicicleta e as maçanetas das portas viraram blocagens de quick-release de canote de selim.
Assista ao vídeo do projeto Carma:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!