"A reunião de Lima é absolutamente fundamental", destacou o negociador-chefe brasileiro José de Carvalho
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Brasil espera que a 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP-20) – que será realizada de 1º a 12 de dezembro em Lima (Peru) – termine em um rascunho com elementos para conclusão do novo acordo global climático, que será definido na COP-21, em Paris, no ano que vem.
A COP-20 é considerada uma conferência de transição, em preparação para a COP-21, cujo objetivo é alcançar novo acordo para entrar em vigor em 2020.
“A reunião de Lima é absolutamente fundamental para que tenhamos condições de concluir o acordo na Conferência de Paris. Hoje, não temos ainda um rascunho negociador. Um dos resultados esperados é podermos avançar na elaboração dos elementos do novo acordo, que será concluído no ano que vem”, disse o subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, José Antonio Marcondes de Carvalho, negociador-chefe da missão brasileira nas conferências internacionais sobre temas ambientais.
Ações ambiciosas
De acordo com o embaixador, outro resultado esperado na negociação na capital peruana é no sentido de aprofundar as discussões para que os países estabeleçam ações mais ambiciosas de redução de emissões de gases de efeito estufa e de medidas de adaptação, antes de 2020.
O embaixador informou que a delegação brasileira vai defender a manutenção da diferenciação de metas de redução das emissões de gás para países desenvolvidos e em desenvolvimento, prevista no acordo atual. Segundo ele, as metas devem ser estabelecidas para cada país, de acordo com suas responsabilidades nos níveis de emissão.
(Por Ana Cristina Campos, da Agência Brasil)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!