Apenas uma empresa brasileira, a Natura, integra a tradicional lista The Global 100, que contempla as companhias com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa. O levantamento da Corporate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, foi divulgado na quarta-feira, 21 de janeiro.
Anunciado todos os anos durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), o ranking criado em 2005 seleciona empresas de todos os setores com base em 12 indicadores principais: energia, emissões de carbono, consumo de água, resíduos sólidos, capacidade de inovação, pagamentos de impostos, relação entre o salário médio do trabalhador e o do CEO, planos de previdência corporativos, segurança do trabalho, percentual de mulheres na gestão e o chamado "bônus por desempenho".
Este último procura identificar se a remuneração dos executivos está, de alguma forma, atrelada ao desempenho de sustentabilidade empresarial. Para a publicação, esse tipo de bonificação ajuda a estimular as boas práticas.
Energia
A líder do ranking é a empresa norte-americana Biogen, do ramo de biotecnologia. Fundada em 1978, ela desenvolve medicamentos para pessoas com doenças neurodegenerativas, problemas hematológicos e autoimunes.
Segundo a Corporate Knights, a Biogen se destaca por fazer um consumo mais eficiente de energia do que a maioria das 171 empresas do seu setor, além de empreender esforços notáveis para reduzir o gasto com água. Atualmente, a empresa consome 66% menos água do que em 2006.
A brasileira Natura aparece na 44ª posição.
As dez primeiras colocadas são:
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!