Vantagem econômica de cuidar das árvores está disponível no tronco das mesmas
Foto:Ramon González
O calor extremo do verão no Hemisfério Norte, já apontado como o mais quente da história, está fazendo diversas vítimas, entre elas as árvores. Sem dar conta da atenção extra necessária às plantas, O Chicago Park District (CPD), que dirige os parques da cidade estadunidense, convocou a população para ajudar a regar as árvores dos locais em que frequenta. O órgão está sem recursos humanos e equipamentos para suprir a demanda.
A campanha, em parceira com a associação Friends of the Park (Amigos do Parque), visa principalmente a rega das 10 mil árvores plantadas nos últimos três anos. Estas são mais vulneráveis à seca e a doenças, por serem mais jovens, do que as outras 240 mil árvores espalhadas nos 8.100 acres administrados pelo Chicago Park District.
Para estimular a população a molhar as árvores, uma plaquinha foi colocada em alguma delas listando em dólares os benefícios que elas proporcionam, como sombra e ar mais puro. Além disso, as árvores possuem um QR Code, código que remete a uma página da internet quando lido pela câmera de um celular, que explica as vantagens sociais, econômicas e ambientais do ato.
A organização dá ainda algumas dicas para ajudar a população a regar as árvores próximas:
- Se você mora próximo a uma área verde, puxe uma mangueira de água da sua casa para regar as árvores;
- O melhor horário para regar as árvores é logo pela manhã cedo ou no início da noite, para que estas fiquem molhadas por mais tempo;
- Não regue na base do tronco. Esse ato evita a decomposição e ataques de fungos nas árvores “estressadas” por causa da seca;
- Proteja o meio ambiente. Se ver alguém fazendo churrasco ao ar livre, lembre-o de não despejar as brasas perto das árvores.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!