O evento em homenagem ao Outubro Rosa teve como tema: Autoestima e Qualidade de Vida na Perspectiva do Câncer de Mama
Foto: Secom-BA
O Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador realizou na terça-feira, 22 de outubro, um encontro em homenagem ao movimento Outubro Rosa, promovido em prol da prevenção do câncer de mama. O evento foi organizado pela Fundação José Silveira e apoiado pelos institutos EcoD e Lado a Lado pela Vida.
Com o tema Autoestima e Qualidade de Vida na Perspectiva do Câncer de Mama, os participantes discutiram sobre temas referentes à realidade da doença. A superintendente da Fundação José Silveira, Leila Brito analisou os mutirões de mamografia realizados pela fundação no interior da Bahia como auxiliadores da causa, e destacou a importância da atividade: "São pessoas que já estão com a doença e que ajudamos no resgate da autoestima".
Já a secretária de Políticas para as Mulheres, Ana Carolina Alencar, destacou as políticas públicas desenvolvidas no estado: "A Bahia tem o maior programa de câncer de mama do país".
Baseada nos dados do Ministério da Saúde, segundo os quais a doença possui 99% de chance de cura (o estudo aponta que, de 10 casos ocorridos, quatro mulheres morrem) quando detectada no início, Marlene Oliveira, do Instituto Lado a Lado pela Vida, foi enfática ao afirmar que "ao passar pela doença, a mulher jamais será igual. Quando passar por esse túnel, perceberá que saiu mais forte", frisou.
Marlene também destacou o alto índice de casos de mulheres que sofrem violência doméstica após o diagnóstico de câncer de mama. Diante desta informação, ela alertou para a obrigação das participantes em replicar as informações relatadas no encontro.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!