As opiniões sobre a Rio+20, no último dia da conferência, foram as mais diversas possíveis. Nas salas oficiais, o sentimento era de dever cumprido, uma vez que é melhor algum acordo, mesmo não ideal, do que nenhum.
Já nas plenárias da sociedade civil e na Cúpula dos Povos, a frustração imperava. A sensação geral é de que se perdeu a oportunidade de ter feito mais para reduzir a crise ambiental.
Para conhecer essas opiniões, conversamos com gente de diferentes locais, profissões, posições sociais e participação no evento.
Adir Ticuna, líder do Povo Ticuna no Alto do Solimões
"Espero que não seja a Rio+200, que tenha resultados imediatos. Até o momento, as lideranças falam por falar. A mãe-natureza é nossa esperança de matar fome. Não há nenhuma fortuna que vai recuperar o perdermos"
Clement Oladele, Nigéria
"Foi um evento lindo, com uma organização legal. Estou impressionado. Vamos levar muita coisa de voltar para a Nigéria. Coisas que possam tornar nossa sociedade mais habitável, mais pacífica de se viver"
Fábio Almeida, integrante de uma cooperativa que transportou a delegação de Cuba
"Gerou muito emprego. Apesar de muito transtorno também. O trânsito ficou infernal em todo o Rio de Janeiro"
Muriel Saragoussi, coordenadora de Campanhas da Oxfam
"O que a gente viu foi um documento medíocre, pobre, no qual governos não se comprometem com nada além de processos para o futuro. O que temos é a sensação de tristeza da oportunidade perdida. Não tivemos líderes para tomar a defesa daqueles que mais precisam"
Sheila de Souza, servente na Rio+20
"Foi muito bom. Para emprego, o desenvolvimento do país, ecologia né? Para mim mudou muito: ter mais cuidados com as coisas, papel no chão, tudo isso"
Antônio Carlos Teixeira, jornalista
"Esperava que fosse debatidas questões humanas, e não econômicas ou políticas, como ficou claro. Me decepcionou um pouco o fato de muitos presidentes que têm tomada de decisão, não a utilizarem para estabelecer novos padrões de relacionamento. Eles estão colocando os padrões políticos, econômicos e sociais acima da questão ambiental. Mas, na verdade, é a questão ambiental que envolve todos esses processos"
Horácio Ferreira, trabalhou no setor de telecomunicações na conferência
"A gente sentiu um certo transtorno. Mesmo com todos os preparativo, a população sofreu, principalmente com o trânsito. Apesar que é importante, foi transmitido para o mundo todo, divulgando o nome da cidade. No final das contas, acaba trazendo benefícios para a cidade"
Célia Brandão, dona de casa
"Estou esperando resultado da conferência. Porque as coisas estão ficando feias, o planeta está deteriorando e precisamos cuidar antes de ser tarde. Enquanto há esperança, há vida"
Jolen Orimoloye, diplomata nigeriana fixada na Suíça
"A conferência foi boa. As decisões foram importante para termos um desenvolvimento sustentável. A economia está se tornando verde e a Rio+20 foi importante para planejarmos o futuro"
Aretha Alves, modelo carioca que trabalhou em um estande no Parque dos Atletas
"Para mim foi muito interessante porque tive a oportunidade de conhecer vários países. Estou fazendo um tour. O evento só me fez expandir o que já tinha em mente"
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!