O movimento realizada ações de conscientização por todo o Brasil
Imagem: Divulgação
O Instituto Lado a Lado, em parceira com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a Fundação José Silveira e o EcoD, lança o movimento Novembro Azul, que pretende mudar hábitos e quebrar paradigmas entre a população masculina, como o medo que os homens com mais de 45 anos têm de ir ao urologista e se submeter ao exame de toque. A ideia é também mobilizar grupos de participação ativa no processo de prevenção ao câncer de próstata, a exemplo da família, de parceiros e da comunidade.
Com o mote Um Toque, um Drible, a campanha tem um calendário de ações por todo o Brasil, a exemplo do Mutirão da Saúde realizado em Natal, da iluminação da faixada do Museu do Futebol, em São Paulo e dos panfletos distribuídos na Arena Fonte Nova, em Salvador. (Saiba mais!)
Em 2012, o movimento conseguiu alcançar 200 mil brasileiros. Nas ações presenciais, os locais escolhidos foram estratégicos para a população tirar dúvidas e conhecer mais sobre o câncer de próstata, assim como as formas de prevenção e tratamento.
Segundo uma pesquisa realizada pela SBU, 47% dos brasileiros entrevistados nunca fizeram exame de toque retal, fundamental para detectar o câncer de próstata, engrossando o número de possíveis acometidos pela doença, que atinge todos os anos, no Brasil, cerca de 60 mil homens.
Assista ao vídeo de Roberto Pi?gola, paciente com câncer de próstata:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!