Local escolhido: Costa Rica. Foi na América Central, em um dos países com uma das maiores áreas de biodiversidade do mundo, que o casal Mateo e Erica Hogan realizou o sonho de qualquer criança da década de 1980 - ter uma casa na árvore. Mas a decisão deles foi bem mais séria: morar nesse tipo de construção. A iniciativa foi além e culminou na primeira comunidade sustentável do continente, a Finca Bellavista.
A comunidade já possui 25 estruturas
Fotos: Divulgação
Tudo começou em 2006, quando Mateo viajou para a costa do sul do pacífico, na Costa Rica, para surfar. Ele se encantou pelas florestas montanhosas da região e convidou sua esposa Erica para uma outra viagem juntos, com o objetivo de explorar a parte florestal do local, foi quando conheceram o Rio Bellavista e decidiram dar início a um novo estilo de vida.
O primeiro passo após a escolha foi captar recursos e divulgar a ideia para aplicar algumas soluções ecológicas e sociais para os problemas locais. "Nossa missão é ajudar as comunidades em toda a América Latina em ativos da floresta em regeneração e restauração de habitats naturais para incentivar estilos de vida saudáveis, economia e oportunidades", afirmam no site da comunidade.
Atualmente a comunidade é autossustentável e tem 25 estruturas para atender a população que vive no local. Todas as construções que englobam o centro comunitário possuem Wi-Fi, além disso há um campo base para atender as pessoas e cinco casas na árvore. A Finca Bellavista é localizada no meio de uma floresta montanhosa, cercada de árvores e com dois rios.
- Clique aqui e assista mais vídeos sobre a comunidade Finca Bellavista -
A comunidade já possui parceria com sete organizações de incentivo a conservação florestal e lançou, em 2011, um programa de voluntários para formar grupos de ajuda para a ampliação do projeto sustentável. Os interessados em participar do projeto precisam preencher uma ficha disponível on-line para avaliação de um grupo. (Clique aqui e veja o formulário)
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!