Foto: Reprodução
A analogia do beija-flor que começou a apagar um incêndio na floresta apenas com a água que conseguia levar no bico, bem que poderia ser inspirada na vida do norte-americano Chad Pregracke.
Instigado pelos divertidos mergulhos no rio Mississipi, à beira do qual ele cresceu, Chad resolveu virar mergulhador profissional. No entanto, ele ficou chocado ao perceber, aos 17 anos, que o rio que ele amava tinha se transformado em um depósito de lixo e ninguém parecia se importar.
Ele então tomou para si, ainda adolescente, a grande responsabilidade de limpar o grande rio. Não importa o quanto a tarefa parecia impossível. Para Chad, os resíduos poderiam ser tirados do mesmo jeito que entraram: um a um. Atualmente, 15 anos e 550 limpezas de rio depois, Chad Pregracke, 38 anos, foi considerado um herói nacional pela CNN.
Coletivo
Aos poucos, a organização não governamental Living Lands and Waters, fundada por ele, conseguiu a colaboração de mais de 70 mil voluntários. Juntos, eles removeram mais de oito milhões de quilos de lixo do Rio Mississipi e de outros 16 grandes rios dos Estados Unidos.
A organização de Chad promove, ao menos, 70 operações de limpeza por ano, anunciadas pela internet. Assim, todos os interessados podem participar da mobilização coletiva e acabar com o incêndio na floresta, ops, com o lixo no rio.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!