Porto do Rio de Janeiro representa o Brasil na obra
Foto: Riotur
Seis cidades ao redor do mundo transformaram suas áreas portuárias ao reverterem longos processos de abandono, decadência e descaracterização. As experiências de Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Havana (Cuba), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul) e Rio de Janeiro (Brasil) compõem o livro Cidades em Transformação, que será lançado na quinta-feira, 30 de outubro, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na capital carioca.
Organizada pelos arquitetos Ephim Shluger e Miriam Danowski, a obra conta com textos de diversos especialistas no assunto: Jorge Wilheim, Hugo Barreto, Rodolfo Torres, Luciane Gorgulho, Jorge Arraes, Alberto Silva, Whashington Fajardo, Ana Carmem Alvarenga, Cézar Vasquez, Miguel Jurado, Alfredo Garay, Fernando Cavallieri, Laurine Platzky, Lance Jay Brown, Shawn Amsler, Achva B. Stein, Dan Epstein, Eduardo Gonzalez.
Segundo Shluger, o propósito do livro é suscitar, a partir das experiências relatadas, o compartilhamento e a reflexão sobre as especificidades dos projetos de intervenção, nas práticas de planejamento urbano, na formação dos planos financeiros, na participação das comunidades envolvidas, na conjugação de ações entre o setor público e privado e na maneira pela qual cada cultura lida com o patrimônio histórico e arquitetônico pré-existente.
“Convém observar que esses movimentos de renovação portuária emergem tanto durante surtos de crescimento econômico, como durante ciclos de recessão econômica. Neste caso, surgem como medidas de políticas e programas de estímulo anticíclicos. Esses processos têm contribuído para a revalorização das áreas centrais das grandes cidades, tanto do ponto de vista econômico, como do sociocultural”, afirmou Shluger.
Lições de planejamento
Para o arquiteto, Puerto Madero, em Buenos Aires, e Victoria & Alfred Waterfront, na Cidade do Cabo, que celebraram 25 anos de realização, a obra oferece lições válidas de planejamento, desenho urbano e gestão eficaz, que podem contribuir para o processo de renovação do Rio de Janeiro:
“O Rio é o caçula no processo de renovação da sua região portuária. Apesar de o projeto fluminense ser distinto em relação ao de Buenos Aires e da Cidade do Cabo, que são de menor escala, eles têm muito a nos oferecer.”
Identidade e prosperidade
O livro também traz uma série de artigos de especialistas que abordaram, entre outros temas, o patrimônio e a mobilidade urbana. Os organizadores também destacam uma citação do prêmio Nobel de Economia de 1987, Robert Solow, sobre identidade e prosperidade das cidades:
“Em longo prazo, lugares com forte e distinta identidade têm chance de prosperar mais do que aqueles que não a possuem. Todas as cidades devem conhecer os seus atributos de identidade mais fortes e desenvolvê-los, ou correrão o risco de serem tudo para todos e nada de especial para ninguém. A qualidade de vida não é um luxo de classe média. É um imperativo econômico”, diz a citação de Solow.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!