Participação dos pais fortelece as ações elaboradores por professores. Vínculo afetivo é o principal fator
Foto: United Way of Massachussets Bay
Para educar, é preciso cuidar. O vínculo afetivo, a rotina participativa dos pais, o reconhecimento dos avanços, o diálogo e o compromisso em dar bons exemplos para a criança são princípios que norteiam as cinco atitudes elaboradas pelo projeto Todos Pela Educação (TPE) e o Instituto Tellus, apresentado durante a Assembleia Geral de sócios-fundadores do TPE, ocorrida na quarta-feira, 15 de maio.
O presidente do Conselho de Governança do TPE, Jorge Gerdau Johannpeter, afirmou que existem cinco atitudes dos pais em relação aos filhos necessárias para o cumprimento da meta do TPE de levar educação básica (no nível fundamental) a todos. São elas:
1 – Formar valores e habilidades importantes para a vida e para a escola;
2 – Colocar a Educação no dia a dia da família;
3 – Valorizar a aprendizagem;
4 – Cuidar do projeto de vida dos seus filhos;
5 – Ampliar o universo cultural e esportivo dos seus filhos.
“E sem o envolvimento, o engajamento dos pais, não chegaremos (ao resultado)”, advertiu o presidente. Para a diretora-executiva do TPE, Priscila Cruz, “o vínculo afetivo mostrou-se imprescindível para ajudar os pais a estabelecerem um canal de comunicação com os filhos e a experiência mostrou também que, sem esse vínculo, muito provavelmente não se concretiza a valorização da aprendizagem”.
Anuário
Além da reunião, houve o pré-lançamento do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2013. Em sua segunda edição, a publicação está pautada pelas 20 metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE – ainda em tramitação no Senado Federal).
A publicação será lançada na terça-feira, 22 de maio, no Senado Federal, em Brasília (DF). O primeiro anuário circulou em 2012 e reúne indicadores educacionais de todo o País.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!