Proporcionar alimentação para a parcela menos favorecida da população. Foi com este objetivo que o Reino Unido inaugurou o primeiro "supermercado social" nesta segunda, 9 de dezembro. A proposta é oferecer comida e bebidas com valores 70% menores do que os mercados tradicionais.
Situado em Goldthorpe, área com grande vulnerabilidade social em Yorkshire, o projeto é financiado pelo Company Shop, o maior distribuidor de produtos de alimentação e bebidas do País, em parceria com grandes fornecedores, como a Tesco e a Asda.
Para sustentar os descontos, a companhia vai oferecer nas prateleiras do chamado "Community Shop", artigos com pequenas avarias, como embalagem danificadas ou rótulos incorretos.
Entretanto, o consumidor tem que provar que mora na localidade e recebe algum auxílio governamental para ter acesso aos produtos com descontos. Os compradores que não atendem a estes requisitos compram os artigos pelo preço normal, mas tem direito a outros benefícios, tais como aulas de aconselhamento de dívida, culinária e orçamento doméstico.
E os coordenadores da iniciativa estão bem atentos ao sucesso do projeto. Caso prove a sustentabilidade do negócio, o "Community Shop" deve ser replicado em Londres em 2014.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!