icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Condomínio em Curitiba vai usar energia solar e reaproveitar água da chuva

Os condomínios brasileiros que adotam práticas de sustentabilidade em suas construções crescem cada vez mais no Brasil. Em Curitiba a Tecverde Engenharia lançou recentemente em parceria com a Incorporadora Gaia o primeiro empreendimento sustentável da capital paranaense e região metropolitana edificado com a tecnologia wood frame, que reduz a emissão de CO² em 80% e os resíduos em 85%.

foto autor

21/08/2013 às 17:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 12:01 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

casa-ecod.jpg
Projeção em 3D de uma das casas do condomínio
Imagens: Divulgação

Os condomínios brasileiros que adotam práticas de sustentabilidade em suas construções crescem cada vez mais no Brasil. Em Curitiba a Tecverde Engenharia lançou recentemente em parceria com a Incorporadora Gaia o primeiro empreendimento sustentável da capital paranaense e região metropolitana edificado com a tecnologia wood frame, que possibilita a construção de moradias com recursos naturais locais e de fácil manuseio.

Situado no município de Campo Magro, a 20 minutos do centro da capital, o condomínio Gaia se destaca pela mistura de uma arquitetura de vanguarda com um estilo de vida em equilíbrio com a natureza, que conta com pista de caminhada em torno da área preservada, árvores frutíferas e horta.

Além de o terreno do condomínio ser inserido em meio a uma reserva natural de mais de 50.000m², as áreas comuns serão construídas em wood frame, tecnologia que segundo a Tecverde reduz a emissão de CO² em 80% e os resíduos em 85%. Isso acontece porque o processo construtivo utilizado nesse sistema industrializa cerca de 70% da obra.

casa2-ecod.jpg
Segundo a construtora, todas as casas do condomínio possuem arquitetura inteligente com amplo aproveitamento de luz natural em todos os projetos, ventilação cruzada e conforto térmico

“O Condomínio Gaia vai gerar a energia elétrica necessária para o uso nas suas áreas comuns através de painéis fotovoltaicos, reaproveitar a água da chuva, fazer o manejo correto dos resíduos sólidos. Por meio destas práticas, o condomínio tem o menor impacto ambiental no sentido de consumo de recursos e também na utilização de materiais mais sustentáveis, impactando positivamente não somente na qualidade de vida dos condôminos, mas também na parte financeira, pois certamente a taxa de condomínio será menor”, explicou a arquiteta e gerente comercial Débora Rocha.

De acordo com a Tecverde, todas as casas do condomínio serão construídas em wood frame e possuem arquitetura inteligente com amplo aproveitamento de luz natural em todos os projetos, ventilação cruzada e conforto térmico. Além disso, há os opcionais que agregam ainda mais eficiência para as casas, como os painéis fotovoltaicos para a produção de energia e aquecimento da água, telhados verdes e aproveitamento da água da chuva.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade