"Queríamos algo simples, porém elegante e que tivesse a sustentabilidade explicita em cada detalhe", relatou Denise Leite
Fotos: Arquivo/Divulgação
A consciência ambiental da parte dos cidadãos é possível e mostra, a cada dia, que não tem limites. Nesse sentido, até mesmo uma cerimônia de casamento pode ser realizada com requintes de sustentabilidade. Esse foi o caso, por exemplo, do evento que sacramentou a união de Claudio Mendonça e Denise Leite.
Ambos trabalham com sustentabilidade, fator que facilitou a escolha por um evento menos convencional e mais ecológico. Denise trabalha com compostagem de resíduos orgânicos e Claudio é consultor em emissões de carbono e gestão de Água. "Além de trabalhar na área, procuramos ter uma vida mais sustentável no dia a dia e claro, mantivemos essa premissa na nossa festa de casamento", relata Denise.
Confira os detalhes do casamento sustentável na íntegra (o relato foi enviado por Denise à Redação do EcoD):
Cerimônia
Escolhemos a Cerimônia Celta, que conta com a participação de amigos e familiares e ressalta simbolicamente a presença dos elementos da natureza em nossas vidas (terra, água, fogo e ar).
Local
Como moramos em São Paulo, escolhemos fazer a festa e cerimônia em Embu, no Espaço Galileu. Mesmo querendo um lugar com mais natureza, optamos por ficar nas redondezas da cidade, em vez de partir para praia ou interior, pensando em gerar o mínimo de deslocamento possível para os convidados. Também disponibilizamos vans para o deslocamento dos convidados, reduzindo o número de veículos e aumentando a segurança dos convidados.
Decoração
Queríamos algo simples, porém elegante e que tivesse a sustentabilidade explicita em cada detalhe. No começo foi difícil para os decoradores entenderem de fato o que queríamos e acabavam nos oferecendo algo padrão, como já estavam habituados. Até que conhecemos a Aliance Decorações, que embarcou na ideia da sustentabilidade conosco.
Por meses, separamos potes de vidro, garrafas de vinho e lâmpadas do tipo incandescentes queimadas. Tudo isso foi transformado em lindos vasos com arranjos para as mesas. Também utilizamos carretéis de fios como mesinhas aparadoras e pallets para montar um espaço recreativo para crianças.
Buffet
Completamente diferente do que os buffets nos ofereciam, nós queríamos pratos com sabores brasileiros e vegetarianos, sem exageros de açúcar nas sobremesas e o mais importante, tudo de origem orgânica. O cardápio, o Buffet da Nani Bernard acertou em cheio: utilizamos inhame, shitaque, banana da terra, cevada, castanhas, queijo da serra da canastra, dentre outras delícias.
Também montamos uma mesa de frutas da estação em vez da mesa de doces e, por incrível que pareça, foi um sucesso. A equipe preparou as frutas cortadas e servidas em palitinhos. O consumo foi maior na recepção, mas manteve-se durante a festa. Adultos e crianças apreciaram as frutas orgânicas. Todos elogiaram o cardápio e se alimentaram muito bem. Muitos ficaram surpresos em saber como poderia ter tanta comida boa sem carne.
Na parte da compra dos alimentos, fomos bem participativos, pois queríamos garantir que fosse tudo orgânico e conseguimos! O principal fornecedor foi a Terra Frutas do Ceasa de São Paulo, que vende variados produtos do Brasil inteiro, a preços acessíveis.
Ao final, ainda pretendemos entregar vasinhos com ervas e temperos plantados com o adubo da compostagem para os funcionários do buffet, mostrando que o que eles pensavam ser lixo, agora é fonte de alimento novamente.
Bebidas
Na busca pelos vinhos orgânicos, conhecemos a “De la Croix”, fornecedor de vinhos e espumantes exclusivamente orgânicos e o melhor, a preços acessíveis!
O bar de caipirinhas tinha 20 tipos de frutas orgânicas em combinações variadas feitos pelo Elyphaz Lucarielo.
Optamos por chope em vez de cerveja para evitar a geração de um monte de garrafas como resíduos. Escolhemos o chope artesanal da Bamberg, produzido aqui na região.
Convites
Utilizamos papel reciclado e optamos pela impressão em meia página para otimizar o uso do papel.
Alianças
Quando fomos no ateliê Fina Oficina, tivemos a opção de fazer nossa própria aliança. Achamos uma ótima ideia! Em uma manhã de aula de joalheria, aprendemos a produzir nossa aliança e ainda nos divertimos muito.
Uso de lâmpadas LED
Optamos por lâmpadas LED, visando a economia de diesel no gerador. Essa é uma tendência inevitável. Ainda por cima, essas lâmpadas duram mais tempo.
Clique em cada uma das fotos da galeria abaixo para ver mais detalhes do casamento sustentável!
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!